Aplicações com destaque no mês: (i) As aplicações em renda variável (ações) com rendimento, no mês, de 4,29%, em linha com o desempenho da bolsa de valores de São Paulo (B3) que se valorizou 4,06% e (ii) os investimentos detidos pela Fundação no segmento de “Estruturados” com rendimentos no mês de 1,18% em decorrência do fechamento das taxas de juros dos papéis negociadas no mercado secundário de títulos e pela valorização da bolsa.
COMENTÁRIOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO MERCADO FINANCEIRO:
Meta da Taxa Básica de juros no Brasil – Selic: o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil – COPOM, reunido em 19/06/2019 decidiu manter a meta da taxa básica de juros (SELIC) em 6,50% a.a. A próxima reunião do COPOM acontecerá nos dias 30 e 31 de julho de 2019.
Estimativa de inflação no Brasil para 2019: De acordo com a pesquisa “Focus” realizada pelo Banco Central junto a Economistas e Instituições financeiras na semana de 24 a 28/06/2019, a expectativa para a inflação oficial (IPCA) para o ano de 2019 é de 3,79%, número abaixo da pesquisa de quatro semanas atrás que era de 3,98%.
Estimativa para o PIB no Brasil no ano de 2019:Para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), a expectativa do mercado, segundo a mesma pesquisa “Focus” é de crescimento de 0,85% em 2019, número bem abaixo da pesquisa de quatro semanas atrás que era de 1,13%.
Indicadores Financeiros no Brasil: O mês teve 19 dias úteis e com isso a variação da taxa básica de juros da economia (Selic), foi de 0,47%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b”, NTN-b, teve variação positiva de 3,73%.O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados teve variação positiva de 2,16%. A Bolsa de Valores de São Paulo (B3)fechou em alta de 4,06% e o real se valorizou 2,75% em relação ao dólar americano.
As diferentes rentabilidades entre os planos de benefícios advêm da composição das aplicações que cada um deles possui em carteira. A partir do dia 20 de julho, já estará disponível para consulta a lâmina dos investimentos do seu plano de benefícios em www.fusesc.com.br, menu investimentos/rentabilidade e obtenha as informações de alocação por classe de ativos, rentabilidade acumulada e análise comparativa, cuja publicação ocorre mensalmente.







