O fígado é um dos órgãos que mais desempenha funções, sendo um dos mais importantes do corpo humano.
É responsável por filtrar o sangue de substâncias nocivas, como álcool e drogas, usa o açúcar como fonte de energia quando seus níveis estão baixos e é uma fonte de suprimento de ferro para o corpo. “Meu conselho é evitar alimentos hepatotóxicos, como gorduras saturadas, frituras e álcool”, diz a nutricionista argentina Magdalena Boccardo à BBC News Mundo.
Confira abaixo cinco alimentos que podem ajudar a melhorar a saúde de seu fígado.
Alho – O alho tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a regular e melhorar a função hepática, contribuindo com o trabalho natural do fígado, além de limpar o órgão.
Maçã – A fruta contém uma grande quantidade de vitamina C, que também atua como antioxidante e protege as células contra danos externos, além de ter um alto teor de fibras.
Brócolis – O brócolis ajuda a neutralizar elementos nocivos que podem afetar o funcionamento do fígado. O legume ajuda a reduzir a síntese de colesterol ruim e é uma rica fonte de vitamina A, o que impede o envelhecimento das células.
Limão – O limão é outra fruta repleta de vitamina C, o que contribui muito para o fígado. Um pequeno limão contém um terço da quantidade diária recomendada dessa vitamina, elimina os radicais livres e melhora a capacidade do organismo de processar glicose
Abacate – O abacate foi batizado como o “ouro verde” e vem se tornando um dos alimentos mais populares do planeta. É um aliado quando se trata de defender o fígado de possíveis danos.
A fruta é uma grande fonte de gorduras saudáveis, o que pode ajudar na proteção do fígado, mas, devemos ter muito cuidado com o consumo em excesso desse tipo de gordura pois, embora saudável, pode causar o chamado ‘fígado gorduroso’, também conhecido como esteatose hepática ou doença hepática gordurosa.
Fonte: G1










