Previdência Complementar

No Brasil existem dois tipos de Entidades de Previdência Complementar: as Abertas (EAPC) e as Fechadas (EFPC). As EAPC são sociedades anônimas, com fins lucrativos, que possuem planos individuais ou coletivos, acessíveis a qualquer pessoa física. Já as EFPC, também chamadas Fundos de Pensão, são Fundações ou Sociedades Civis, sem fins lucativos, com planos coletivos acessíveis apenas a um grupo restrito de participantes. É neste grupo que se enquadra a Fusesc.

Os Fundos de Pensão administram planos de previdência complementar, em geral patrocinados por uma empresa para seus empregados ou instituídos por uma entidade de classe para seus associados, que têm por objetivo complementar os benefícios recebidos com a aposentadoria do INSS.

Por não terem fins lucrativos, toda a rentabilidade obtida com a aplicação das contribuições de participantes e patrocinadoras é repassada aos próprios participantes.

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS