A previdência social que todos queremos

A previdência no Brasil tem um alcance admirável. Paga mensalmente 27 milhões de benefícios previdenciários, dos quais 25 milhões são aposentadorias e pensões, 3,2 milhões delas no serviço público. O INSS também paga, à conta do Tesouro, 3,6 milhões de benefícios assistenciais, totalizando 30,6 milhões por mês, correspondendo a 17% da população. Essa é uma proporção elevada em qualquer comparação internacional ou frente ao porcentual de pessoas com 60 ou mais anos de idade, hoje de 9,7% no Brasil.

Esses números colocam a seguridade social brasileira entre as que têm maior grau de cobertura – nove de cada dez idosos têm benefício pago pela rede do INSS; a média na América Latina é de três em cada dez.

O pagamento desse número de benefícios consome volumosos recursos, da ordem do gasto, por exemplo, em países europeus com populações mais idosas. O curioso é que o valor médio não é alto, pelo contrário, reclama-se, por todos os lados, de seu baixo valor e se reivindica sua recomposição. A aspiração é justa, especialmente considerando que teremos vidas mais longas e precisamos de boa renda para seu desfrute.

A pergunta que a sociedade se faz é quanto à sua sustentabilidade, já que a população envelhece, como, aliás, em todo o mundo. Não é por outra razão que importantes jornais relataram recentemente propostas de reforma gestadas no governo, como no Ministério da Fazenda e no Ipea. O primeiro propunha como critério de aposentadoria a soma da idade com o tempo de contribuição – seria “aposentável” quem completasse, nesta soma, 95/105 anos (mulheres/homens); o outro defendia o aumento da idade mínima.
Idade.

A sustentabilidade preocupa muitos governos. A Grécia teve de incluir em seu programa de ajuste a revisão das idades de aposentadoria. Agora é a vez da França (aprovou o aumento da idade mínima para aposentadoria na sexta-feira). A que prevalece em quase todo o mundo desenvolvido é 65 anos, admitida a aposentadoria em menor idade, com ajuste para refletir o maior tempo de usufruto. No Brasil, a aposentadoria por idade se dá aos 60 e 65 anos, mulheres e homens, e isto está de acordo com as praticadas no mundo. As aposentadorias por tempo de contribuição se dão em idades mais baixas, mas com o devido ajuste, como na Europa.

A previdência sustentável se constrói com uma adequada combinação de parâmetros, entre eles a idade, as alíquotas de contribuição e o valor. Acredito ser desejo de todos que tenhamos uma previdência que pague proventos de valor expressivo e que cobre alíquotas baixas. É possível construí-la, basta que a sociedade, no exercício da política, escolha os parâmetros adequados.

Publicado em 25/10/2010
(José Cechin – O Estado de S.Paulo-24.10)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Rio do Sul

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de maio, às 14h, em Rio do Sul, mais uma

Publicação
Conecta