Análise do mercado e estimativa de rentabilidade – Maio 2015

 

O mês de maio foi marcado por notícias de medidas de ajustes fiscais nas contas do Governo Federal, fazendo com que o mercado financeiro mantivesse certa cautela.

A inércia da inflação, apesar de todos os esforços monetários e o início do período conhecido pela sazonalidade benigna da inflação, oriunda principalmente pela tradicional redução dos preços de commodities que segue ao longo do inverno, ainda mantém-se com expectativas acima dos níveis desejados.

Por conta disso o Comitê de Política Monetária do Banco Central – COPOM, em reunião realizada em 03/06/2015, elevou mais uma vez a meta para a taxa básica de juros em 0,50%a.a., chegando a 13,75%a.a. e com perspectiva de atingir 14% ao ano, conforme está consubstanciado pelo Boletim Focus do Banco Central, divulgado no último dia 01/06/2015.

A estratégia de investimentos adotada pela Fusesc, conforme consta na Política de Investimentos, vem produzindo os resultados esperados. Nos cinco primeiros meses de 2015 a rentabilidade média acumulada dos planos está próxima de 6,21% e, nos últimos 12 meses (junho/14 a maio/15), acumula retorno médio de 13,45%. Os retornos superam a taxa de juros Selic que ficou em 11,61% e estão muito próximos da meta atuarial (INPC + 5%) que está em 13,76%, nos últimos 12 meses.

No mês de maio, a taxa de juros Selic, índice de referência para aplicações no mercado de renda fixa pós-fixada, registrou 0,99%, o IMA-B, índice que mede o desempenho das NTN-b rendeu +2,57%, o IRF-M, índice que mede o desempenho dos títulos pré-fixados (LTN e NTN-f) subiu +1,63%, Ibovespa acumulou menos -6,17% e o dólar se valorizou 6,19% frente ao real.

Com os dados já disponíveis estimamos que as rentabilidades das cotas dos planos de benefícios, deverão situar-se dentro do seguinte intervalo:

Estimativa de rentabilidade das cotas em maio/15.

Plano Benefícios I = entre 0,85% e 0,95%

Planos Multifuturo I e Multifuturo II = entre 0,90% e 1,00%.

As diferenças de rentabilidades entre os planos de benefícios é resultado da composição dos investimentos.

A lâmina com os dados de maio/15, que inclui todas as informações relevantes do seu Plano de Benefícios, como rentabilidade, dados atuariais, de ativos, patrimoniais, contábeis e de seguridade, deverá ser divulgada na página da Fusesc por volta do dia 20/06, tão logo esteja completa e revisada.

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

21 de outubro de 2026

Fusesc compartilha boas práticas no 47º Congresso da Abrapp

A Fusesc participará do 47º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, promovido pela Abrapp, de 21 a 23 de outubro. A Fusesc apresentará três cases no

Publicação

13 de outubro de 2026

Rentabilidade dos planos em setembro, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

2 de outubro de 2026

Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí será incorporada

O Banco do Brasil comunicou a Fusesc, nesta data (02/10), que foi aprovada a incorporação da Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí (PrevBEP)

Publicação

25 de setembro de 2026

Eleições Fusesc 2026: resultado

A Comissão Eleitoral encerrou o processo de votação e realizou a apuração dos votos do Processo Eleitoral de 2026 em 25 de setembro, com a

Publicação

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação
Conecta