Aposentados: Golpes por correspondências

Um casal de aposentados de Tietê (SP) foi vítima de uma tentativa de golpe por meio de correspondência. Os aposentados receberam uma carta que indicava o ganho de uma indenização judiciária.

Segundo a dona de casa Lídia Schiavi, a carta informação que, junto com outros 500 aposentados, receberiam R$ 59 mil da Previdência Social, devido um processo por insalubridade. A sentença teria sido dada sobre uma ação movida na Comarca de Porto Alegre (RS). No entanto, para receber o dinheiro, era necessário pagar os serviços do advogado, os custos do processo. No total as despesas ficavam em R$ 10 mil. O valor deveria ser depositado em uma conta bancária.

Segundo o marido dela, o aposentado Davi Schiavi, ao ler a carta, no primeiro momento chegou a acreditar. No entanto ao pesquisar sobre o assunto percebeu era vitima de estelionatários.

A carta era assinada por uma advogada. De acordo com o vice-presidente da Ordem dos Advogados de Tietê, Mário Fernando da Silva, não há como saber ainda se a profissional teve o nome usado ou está envolvida. “Para identificar, precisaríamos de uma investigação sobre o caso”, afirma.

Ainda de acordo com Mário Fernando, a OAB pede que vítimas procurem as unidades da Ordem mais próxima para formalizar a denúncia. “Com isso, a OAB poderá abrir um processo e investigar se esses advogados existem e se estão envolvidos nessas tentativas de fraudes”, orienta.

O delegado de Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapetininga, Reginaldo Costa, recomenda atenção aos moradores que receberem esse tipo de correspondência. De acordo com ele, é importante ainda procurar a polícia para que os casos possam ser identificados.

Ele destaca ainda que o mesmo procedimento de cuidados deve ser seguido para o recebimento de ligações informando situações parecidas. “Além das cartas, é comum também a tentativa de estelionato por meios telefônicos. Os estelionatários sempre atraem as vítimas mencionando altos valores”, alerta.

Publicado em 22/05/2012
(Portal G1 SP)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

3 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026 – conheça as chapas inscritas

Hoje, 3 de agosto, às 16h, a Comissão Eleitoral da Fusesc realizou o sorteio do número das chapas inscritas no Processo Eleitoral 2026. O prazo

Publicação

30 de julho de 2026

Eleições 2026 – Comunicado Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral comunica aos interessados que o prazo para inscrição de chapas encerra-se no dia 31 de julho. Considerando que prazo para emissão das

Publicação

27 de julho de 2026

Eleições Fusesc 2026: saiba como se candidatar

Para candidatura às eleições Fusesc 2026, confira as informações abaixo: Quem pode ser candidato? Podem candidatar-se os Participantes e Assistidos em gozo de seus direitos

Publicação

16 de julho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Lages

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de julho, às 13h30, em Lages, mais uma edição dos Encontros

Publicação

14 de julho de 2026

Eleições Fusesc 2026: Comissão Eleitoral toma posse

A Fusesc formalizou, nesta segunda-feira (13/07), a instalação da Comissão Eleitoral que conduzirá o processo de eleição dos membros dos órgãos estatutários da Fundação. A

Publicação

10 de julho de 2026

Antecipação de 50% do Abono Anual para Assistidos em Renda Vitalícia

A Fusesc informa que os Assistidos que recebem benefício na modalidade Renda Vitalícia terão o pagamento da antecipação de 50% do abono anual realizado neste

Publicação
Conecta