Atenção: consumidor tem que pagar faturas mesmo durante greve dos bancários

A greve dos bancários, que começa nesta terça-feira, não tira a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, afirma o Procon-SP. Segundo a fundação, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados enquanto os bancos estiverem fechados.

Leia mais: Bancários entram em greve a partir desta terça-feira

Para escapar de encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o consumidor tem que ir atrás da empresa com a qual tem dívida em aberto e pedir opções de pagamento, diz o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Entre as alternativas estão o pagamento por internet, na sede da empresa, em casas lotéricas e por código de barras nos caixas eletrônicos, por exemplo.

É importante que o consumidor documente esse pedido (enviando e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda, o a tentativa de quitar o débito, possa reclamar ao Procon-SP.

O Procon-SP orienta ainda o consumidor a não adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação.

Publicado em 19/09/2012
Área de Comunicação e Relacionamento

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação

18 de setembro de 2026

Não localizou a sua senha de votação? Saiba o que fazer!

A Eleja enviou a senha de votação por SMS e e-mail no dia 18/09 (sexta-feira). A senha por WhatsApp será enviada no dia 21/09 (segunda-feira).

Publicação

18 de setembro de 2026

Envio de senhas de votação por SMS e e-mail começou hoje

Teve início nesta manhã o envio das senhas de votação por SMS e e-mail aos Participantes e Assistidos aptos a votar nas Eleições Fusesc 2026.

Publicação

11 de setembro de 2026

Rentabilidade dos planos em agosto, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

9 de setembro de 2026

Prepare-se para participar das Eleições Fusesc 2026

As senhas impressas foram disponibilizadas nos Correios em 04/09 (sexta-feira) e as senhas dos canais SMS, e-mail e WhatsApp serão enviadas até o início da

Publicação
Conecta