Coisas espertas para fazer com o dinheiro aos 30 anos

30anos

Depois de uma década experimentando, fracassando e aprendendo com os erros você provavelmente deve se encontrar em uma posição financeira mais sólida aos 30 anos.

Em caso afirmativo, você pode estar se perguntando o que fazer com o dinheiro que sobra no final do mês agora que você não gasta mais todo o seu salário ou vive no cheque especial. Você também pode estar assombrado pela dúvida do que fazer para encarar despesas maiores agora que você atingiu os 30 anos e talvez pense na possibilidade de casar, ter filhos ou investir em outra formação.

Confira maneiras de usar o dinheiro com o objetivo de ter um futuro mais próspero.

Aumente as contribuições feitas ao seu plano de previdência

Aos 30 anos você tem um ativo valioso que deve ser muito bem aproveitado: o tempo. Quanto mais dinheiro você economizar a partir de agora, mais você terá no futuro, ao se aposentar.

Você já deveria estar contribuindo para o plano de previdência oferecido pela sua empresa, principalmente se o empregador também realiza contribuições em seu nome. Em alguns planos, a empresa pode até mesmo contribuir com uma quantia igual à sua. Ou seja, a cada 1 real que você investe na aplicação financeira, a empresa também investe 1 real, o que dobra facilmente o seu patrimônio e torna o plano muito vantajoso. Recusar contribuições a um plano com estas condições, portanto, desafia a lógica.

Se já estiver realizando contribuições a um plano de previdência talvez seja o momento de aumentar os valores mensais aplicados no fundo, principalmente se você recebeu um aumento de salário recentemente.

É recomendável aumentar os valores da aplicação a cada ano, mesmo que a renda não tenha aumentado ao longo desse tempo e o valor adicional pareça simbólico. Na verdade, qualquer 0,5% a mais fará uma grande diferença nos rendimentos obtidos no longo prazo.

Economize para a compra da casa

Se você pretende comprar uma casa, o ideal é que você já tenha economizado ao menos 20% do valor para dar como entrada do financiamento.

Atualmente, a maioria dos bancos financiam até 80% do valor do imóvel, mas ainda é necessário fazer com que a dívida caiba no bolso, já que o valor das prestações deve corresponder a no máximo 30% da renda bruta ou líquida da família, dependendo do banco no qual o imóvel será financiado.

Ou seja, quanto mais for possível economizar e aumentar o valor dado como entrada, maiores as chances de ter o crédito aprovado, diminuir o tempo da dívida e pagar menos juros. Hoje, os juros cobrados pelos bancos giram em torno de 11,20% ao ano, em média.

Portanto, se você está com 30 anos e ainda não atingiu este objetivo financeiro, faça uma reserva financeira para esta finalidade. Quanto mais dinheiro você tiver na mão para a aquisição da casa própria, maiores são as chances de obter bons descontos na negociação, especialmente em um momento de desaquecimento do mercado imobiliário, como o atual.

Faça uma reserva financeira para a chegada das crianças

Ter filhos tem um custo alto. Há quem diga que os gastos para criar uma criança até que ela se torne um jovem adulto podem atingir a cifra de 2 milhões de reais, dependendo do nível de renda dos pais e suas prioridades. Ou seja, se você planeja ter filhos, é melhor se prevenir e começar a poupar o quanto antes para este objetivo. A melhor maneira de fazer isso é criar uma reserva financeira.

Fonte: Exame

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

3 de abril de 2026

Fusesc comemora 48 anos e lança novo site

No mês de seu aniversário, a Fusesc preparou um presente especial para seus participantes e assistidos: o lançamento do novo site da Entidade. O novo

Publicação

1 de abril de 2026

Leia a nova edição do jornal Fusesc Comunica

Está disponível no site a edição 205 do Jornal Fusesc Comunica. Com um novo layout, o informativo destaca, entre outros assuntos, a eficiência administrativa da

Publicação

1 de abril de 2026

Informe de Rendimentos disponível a partir de 27/02

O Informe de Rendimentos dos Assistidos, referente ao ano-calendário 2025, será enviado no dia 27/02 (sexta-feira) para o número de WhatsApp cadastrado na Fusesc. O

Publicação

1 de abril de 2026

Fusesc realiza orientação previdenciária no Badesc

  A Fusesc participou, na segunda-feira (09), de reunião promovida pelo Badesc com seus empregados para tratar do Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI). O

Publicação

1 de abril de 2026

Fusesc é uma das entidades mais eficientes do país

Estudo da PREVIC analisou dados de 246 entidades de previdência complementar. Fusesc é a mais eficiente no grupo de entidades de mesmo porte e complexidade

Publicação

1 de abril de 2026

Antecipação do Abono Anual 2026 inicia em 02 de janeiro

A partir de 02/01/2026, a Fusesc disponibilizará a linha de crédito para antecipação de 50% do 13º salário de 2026 (Abono Anual). É uma oportunidade

Publicação
Conecta