Como evitar o golpe da aposentadoria

Para solicitar um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou entrar com um pedido de revisão na agência previdenciária, não é necessário contratar um advogado ou um especialista. Basta marcar um horário pelo telefone 135 e comparecer à agência do INSS.

Essa é a recomendação feita pelo Ministério da Previdência Social para reduzir a incidência de golpes na porta do INSS. Em 2010, o instituto recebeu 20.412 denúncias sobre golpes. A maioria era praticada pelos chamados atravessadores –ou seja, pessoas que cobram pela promessa de ajudar o segurado a conseguir um benefício do INSS.

Para evitar problemas, o INSS recomenda também que o segurado não forneça documentos pessoais para “advogados” de porta do INSS. Outra denúncia frequente é a falsificação de documentos.

Problema com consignado é principal queixa em 2010

Os principais problemas que os segurados tiveram em 2010 foram por fraudes em empréstimos consignados (que têm o desconto direto do benefício) e golpes de atravessadores, segundo o Ministério da Previdência.

As queixas mais comuns dos segurados que tiveram problemas em 2010 estão relacionadas à cobrança para “ajudar” a obter um benefício, além da falsificação de documentos.

Em 2010, o INSS recebeu 20.412 denúncias sobre golpes. Segundo o ministério, como os casos eram de estelionato, eles foram orientados a procurar a polícia. O ministério alerta de que o segurado não precisa de intermediários para pedir benefícios e solicitar informações ao INSS. Por isso, para evitar problemas, é recomendável não entregar documentos pessoais a intermediários.

Publicado em 10/03/2011
(Ana Magalhães e Luciana Lazarini – Agora S.Paulo-09.03)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

28 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026: saiba como será a votação

A votação das Eleições Fusesc 2026 ocorrerá entre 21 e 25 de setembro de 2026. A Entidade contratou o sistema Eleja Online, para realizar a

Publicação

27 de agosto de 2026

Hotsite das Eleições Fusesc 2026 será lançado na próxima segunda-feira (31/08)

A Fusesc lançará, no dia 31 de agosto, o hotsite das Eleições Fusesc 2026, canal oficial que vai concentrar todas as informações do processo eleitoral,

Publicação

24 de agosto de 2026

Jornal Fusesc: edição especial de Eleições 2026 traz as propostas das chapas

Já está disponível a edição especial do Jornal Fusesc Comunica dedicada às Eleições 2026. A publicação destaca as propostas das chapas concorrentes e seus candidatos.

Publicação

12 de agosto de 2026

Rentabilidade dos planos em julho, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

3 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026 – conheça as chapas inscritas

Hoje, 3 de agosto, às 16h, a Comissão Eleitoral da Fusesc realizou o sorteio do número das chapas inscritas no Processo Eleitoral 2026. O prazo

Publicação

30 de julho de 2026

Eleições 2026 – Comunicado Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral comunica aos interessados que o prazo para inscrição de chapas encerra-se no dia 31 de julho. Considerando que prazo para emissão das

Publicação
Conecta