Consumo desenfreado será devastador para aposentadoria

Pesquisa da Serasa Experian constatou que 35% dos brasileiros gastam o dinheiro imediatamente, sem se preocupar em poupar para o futuro.

Cerca de 35% dos brasileiros afirmam sentir prazer em gastar o dinheiro imediatamente, sem poupar para o futuro. De acordo com dados da pesquisa da Serasa Experian, 30% dos entrevistados ainda confessaram que compram por impulso. “Os efeitos desse consumo desenfreado serão devastadores na aposentadoria desses brasileiros”, frisa a executiva do Vida Livre Seguros, Maísa Serra.

Diante desse cenário, a especialista afirma que é necessário estar atento ao futuro, pois é bem possível que o país não consiga cobrir os custos com a previdência social. “Para isso que é fundamental o respaldo financeiro e o planejamento oferecidos pela opção de previdência privada”. Mas antes de tomar qualquer decisão, o investidor deve estar atento ao plano que melhor se encaixa em seu perfil.

Feita a escolha, Maísa afirma que o ideal é reservar 25% da renda para garantir uma aposentadoria tranquila. “Além da economia, que deve ser inerente à idade, o ideal é que os jovens busquem cada vez mais informações sobre rendimentos, investimentos e todas as formas oferecidas pelo mercado, para selecionar a que melhor atende suas necessidades e condições atuais”, pontua.

Publicado em 18/06/2013
Fonte:InfoMoney

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação

18 de setembro de 2026

Não localizou a sua senha de votação? Saiba o que fazer!

A Eleja enviou a senha de votação por SMS e e-mail no dia 18/09 (sexta-feira). A senha por WhatsApp será enviada no dia 21/09 (segunda-feira).

Publicação

18 de setembro de 2026

Envio de senhas de votação por SMS e e-mail começou hoje

Teve início nesta manhã o envio das senhas de votação por SMS e e-mail aos Participantes e Assistidos aptos a votar nas Eleições Fusesc 2026.

Publicação

11 de setembro de 2026

Rentabilidade dos planos em agosto, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

9 de setembro de 2026

Prepare-se para participar das Eleições Fusesc 2026

As senhas impressas foram disponibilizadas nos Correios em 04/09 (sexta-feira) e as senhas dos canais SMS, e-mail e WhatsApp serão enviadas até o início da

Publicação
Conecta