Desempenho dos fundos de pensão na década

As vantagens da previdência privada ficam incontestáveis com o tempo de investimento.

Sempre que o horizonte se alonga, as boas notícias brotam. É por isso que se diz que é uma aplicação de longo prazo, para 20, 30, 40 anos.

O Núcleo Técnico da Abrapp, a Associação que congrega os fundos de pensão brasileiros, divulgou os resultados dos últimos 10 anos.

A rentabilidade acumulada de 2003 para cá atingiu 400%, muito acima da chamada meta atuarial do período, que ficou em 216,81%. Meta atuarial é a estimativa de quanto deve render o Plano para que as aposentadorias prometidas possam ser pagas.

Com o retorno dos fundos de pensão de quase o dobro do esperado – e a manter-se essa performance – quem contribuiu sonhando com R$ 4.000,00 de aposentadoria terá R$ 8.000,00.

O estudo mostra também que, dos investimentos feitos pelos fundos de pensão, os imóveis foram os de melhor retorno no período de 10 anos: 593%. Quase junto estão as ações com 588% de rentabilidade, os dois bem à frente da renda fixa, como investimentos em títulos públicos, que renderam 340%.

Publicado em 18/07/2013
(Renato Follador – CBN)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

10 de julho de 2026

Antecipação de 50% do Abono Anual será paga em julho

A Fusesc informa que os Assistidos que recebem benefício na modalidade Renda Vitalícia terão o pagamento da antecipação de 50% do abono anual realizado neste

Publicação

9 de julho de 2026

Rentabilidade dos planos em junho, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

7 de julho de 2026

Processo Eleitoral Fusesc 2026: confira o Edital

Em reunião realizada no dia 07 de julho, o Conselho Deliberativo da Fusesc aprovou a abertura do Processo Eleitoral 2026 da Fundação. Confira abaixo o

Publicação

26 de junho de 2026

Expediente Fusesc em 29/06

A FUSESC informa que, em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29/06) o atendimento será realizado até às

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Tubarão

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 02 de julho, às 14h, em Tubarão, mais uma edição dos

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Criciúma

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 01 de julho, às 14h, em Criciúma, mais uma edição dos

Publicação
Conecta