Doze dicas para o novo ano

O ano terminou. Jano, o deus que olhava para dois lados – passado e futuro – está aqui, metamorfoseado no mês de janeiro, o abre-alas do ano.

Tudo vai recomeçar, igual e diferentemente, porque a vida é assim.

O que podemos fazer pela defesa do consumidor no novo ano? Bem, temos de assumir compromissos, de propor transformações.

Ano-novo não é apenas a festa das roupas brancas, dos pulos sobre as ondas na praia, dos fogos de artifícios e das oferendas.

Sugiro 12 atitudes, uma para cada mês. Nada complicado, tudo realizável:

1. Não compre pensando se a prestação cabe no seu bolso, e sim na diferença entre o preço à vista e a prazo. O nome disso é juro, aquilo que faz um televisor de tela plana custar o dobro em 12 ‘suaves’ prestações. Faça as contas e veja o quanto de juros foi embutido na compra a prazo. É bem melhor juntar o dinheiro e pedir desconto à vista.

2. Camelô pode ser muito simpático, mas degrada a relação de consumo, pois não paga impostos, não registra eventuais empregados e vende produtos contrabandeados ou até roubados. Nem pensar.

3. No segundo semestre, se não houver os adiamentos tão comuns para vigência de leis que incomodem os poderosos de sempre, as notas fiscais informarão o peso dos impostos nos preços de produtos e serviços. Preste atenção nisso, reflita e aprenda a não votar em criadores ou ampliadores de impostos, taxas e contribuições.

4. Negocie reajustes de escolas particulares, aluguel, produtos comprados à vista.

5. Não falte às reuniões de condomínio. A preguiça custa caro.

6. Não aceite pagar ágio para nada, muito menos para automóveis, porque o carro brasileiro é dos mais caros do mundo.

7. Você não vai ficar doente se adiar compras de novos modelos de celulares e de computadores.

8. Se o restaurante for muito caro e tiver filas intermináveis, procure outro. Por que pagar caro e ser mal atendido?

9. Nunca compre roupas novas como guarda-roupa cheio. Doe o que não estiver usando.

10. Pesquise preços em sites especializados na Internet antes de comprar qualquer produto. Isso evitará preços excessivos.

11. Nunca, jamais, sob hipótese alguma use o crédito rotativo do cartão.

12. Se estiver triste, não vá ao shopping para se sentir melhor. O resultado costuma ser dívida contraída por produtos que não são necessários.

Se você seguir as dicas acima, tenho certeza, sua vida continuará confortável, mas seu bolso estará mais cheio.

Começará 2013 com mais chances de poupar um pouco, para os dias difíceis. Além disso, será menos consumista, algo que fará muito bem ao meio ambiente e ao planeta.

Vincular sua felicidade ao consumo é perigoso e não terá efeito positivo. Afinal, comprar não soluciona problemas nem melhora a vida. O ideal é avaliar o que nos incomoda e procurar saídas.

Se roupas novas, carro zero quilômetro e viagens ao exterior fossem antídotos ao sofrimento, poucos poderiam se sentir melhor.

Iniciar o ano com orçamentos ajustados e contas em dia é uma boa forma de dormir bem. A cabeça pesa no travesseiro quando devemos muito. Cartão de crédito não é passaporte para o paraíso – ao contrário, pode ser a chave do inferno.

Dinheiro na mão é vendaval, dizia uma bela canção de Paulinho da Viola. Sábias palavras! Qualquer descuido na hora das compras pode desequilibrar as finanças da família. E, o que é pior, sem a aquisição de bens de alto valor agregado, como uma casa própria ou a faculdade de um filho.

Na dúvida, deixe o gasto para amanhã. Nada contra o consumo, que move a economia e gera empregos. Tudo contra o gasto inconsequente, que nos faz ter ressaca no dia seguinte.

O novo ano pode ser mais produtivo se planejarmos o que adquiriremos. Assim, teremos dias mais tranquilos e felizes. Feliz 2013!

Publicado em 04/01/2013
http://mariainesdolci.blogfolha.uol.com.br

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

3 de abril de 2026

Fusesc comemora 48 anos e lança novo site

No mês de seu aniversário, a Fusesc preparou um presente especial para seus participantes e assistidos: o lançamento do novo site da Entidade. O novo

Publicação

1 de abril de 2026

Leia a nova edição do jornal Fusesc Comunica

Está disponível no site a edição 205 do Jornal Fusesc Comunica. Com um novo layout, o informativo destaca, entre outros assuntos, a eficiência administrativa da

Publicação

1 de abril de 2026

Informe de Rendimentos disponível a partir de 27/02

O Informe de Rendimentos dos Assistidos, referente ao ano-calendário 2025, será enviado no dia 27/02 (sexta-feira) para o número de WhatsApp cadastrado na Fusesc. O

Publicação

1 de abril de 2026

Fusesc realiza orientação previdenciária no Badesc

  A Fusesc participou, na segunda-feira (09), de reunião promovida pelo Badesc com seus empregados para tratar do Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI). O

Publicação

1 de abril de 2026

Fusesc é uma das entidades mais eficientes do país

Estudo da PREVIC analisou dados de 246 entidades de previdência complementar. Fusesc é a mais eficiente no grupo de entidades de mesmo porte e complexidade

Publicação

1 de abril de 2026

Antecipação do Abono Anual 2026 inicia em 02 de janeiro

A partir de 02/01/2026, a Fusesc disponibilizará a linha de crédito para antecipação de 50% do 13º salário de 2026 (Abono Anual). É uma oportunidade

Publicação
Conecta