É preciso planejar a aposentadoria

A aposentadoria causa fortes emoções. Há aqueles que desejam ter o descanso merecido; os que querem, mas têm medo; e outros que não querem nem cogitar a possibilidade.

Hoje, as pessoas que estão chegando à faixa etária de se aposentar têm melhores condições de saúde e maior expectativa de vida. Com a experiência adquirida na orientação de pós-carreira, percebemos uma evolução na visão da aposentadoria.

As pessoas chegam apreensivas a essa fase; mas, com uma visão de futuro mais otimista, elas têm ânsia de continuar vivendo. É preciso traçar as metas antes do ato da aposentadoria, preparar-se e viabilizar condições e recursos que possibilitem a conquista do que se tem por meta.

A aposentadoria é apenas mais uma das mudanças e transições pessoais por que passamos. Um momento de virada, que traz dúvidas, ansiedades, angústias, medos e incertezas, mas pode trazer desafios, realizações, satisfação, crescimento e prazer. Se a aposentadoria é algo previsível, então, por que não começar a se planejar com um tempo adequado para ela?

Um bom exercício pode ser considerar o voluntariado, a possibilidade de uma nova atividade profissional, a participação em grupos ou associações. Ou voltar a estudar, refletir sobre a abertura de um negócio próprio, viajar, estar com a família e o círculo de amigos, resgatar a espiritualidade e enriquecer a vida cultural, dentre muitas outras iniciativas.

Publicado em 13/09/2011
(FERNANDO DIAS – O Tempo)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação

18 de setembro de 2026

Não localizou a sua senha de votação? Saiba o que fazer!

A Eleja enviou a senha de votação por SMS e e-mail no dia 18/09 (sexta-feira). A senha por WhatsApp será enviada no dia 21/09 (segunda-feira).

Publicação

18 de setembro de 2026

Envio de senhas de votação por SMS e e-mail começou hoje

Teve início nesta manhã o envio das senhas de votação por SMS e e-mail aos Participantes e Assistidos aptos a votar nas Eleições Fusesc 2026.

Publicação

11 de setembro de 2026

Rentabilidade dos planos em agosto, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

9 de setembro de 2026

Prepare-se para participar das Eleições Fusesc 2026

As senhas impressas foram disponibilizadas nos Correios em 04/09 (sexta-feira) e as senhas dos canais SMS, e-mail e WhatsApp serão enviadas até o início da

Publicação
Conecta