Empréstimo – Aumento de IOF sobre crédito a pessoa física entra em vigor amanhã

Caros Participantes e Assistidos,

Informamos que o Governo Federal anunciou algumas medidas de ordem fiscal. Dentre elas, destacamos o aumento na alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente em operações de empréstimo bancário contratado por pessoas físicas que, a partir de 22/01/2015 passará a ser de 3,0% ao ano em substituição a alíquota anterior de 1,5%. A medida está no decreto nº 8392 publicado no Diário Oficial da União de hoje, 21/01/2015.

O decreto altera a regra anterior fixada onde a alíquota diária do IOF em operações de pessoa física estava em 0,0041% e que agora passa para 0,0082% ao dia, considerando o ano civil, 365 dias.

A medida faz parte de um pacote fiscal anunciado pelo Governo Federal para melhorar sua arrecadação e contribuir no combate a inflação mediante contenção do consumo.

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

11 de setembro de 2026

Rentabilidade dos planos em agosto, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

9 de setembro de 2026

Prepare-se para participar das Eleições Fusesc 2026

As senhas impressas foram disponibilizadas nos Correios em 04/09 (sexta-feira) e as senhas dos canais SMS, e-mail e WhatsApp serão enviadas até o início da

Publicação

1 de setembro de 2026

Hotsite das Eleições Fusesc 2026 já está no ar

A Fusesc lançou o hotsite das Eleições Fusesc 2026, canal oficial que reúne todas as informações do processo eleitoral deste ano. Na página, Participantes e

Publicação

28 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026: saiba como será a votação

A votação das Eleições Fusesc 2026 ocorrerá entre 21 e 25 de setembro de 2026. A Entidade contratou o sistema Eleja Online, para realizar a

Publicação

27 de agosto de 2026

Hotsite das Eleições Fusesc 2026 será lançado na próxima segunda-feira (31/08)

A Fusesc lançará, no dia 31 de agosto, o hotsite das Eleições Fusesc 2026, canal oficial que vai concentrar todas as informações do processo eleitoral,

Publicação

24 de agosto de 2026

Jornal Fusesc: edição especial de Eleições 2026 traz as propostas das chapas

Já está disponível a edição especial do Jornal Fusesc Comunica dedicada às Eleições 2026. A publicação destaca as propostas das chapas concorrentes e seus candidatos.

Publicação
Conecta