ESCLARECIMENTOS SOBRE OS MOTIVOS DA SUSPENSÃO DA ELEIÇÃO

AOS PARTICIPANTES DA FUSESC
ESCLARECIMENTOS SOBRE OS MOTIVOS DA SUSPENSÃO DA ELEIÇÃO

A Diretoria Executiva da Fusesc, orientada pelo seu compromisso de transparência assumido diante dos participantes, vem esclarecer os fatos relativos à suspensão do processo eleitoral da Fundação. Evitaremos neste esclarecimento emitir juízo de valores, atendo-nos estritamente aos acontecimentos.

1 – A Comissão eleitoral
A Comissão Eleitoral é formada por representantes designados pelas patrocinadoras, cuja função é conduzir o processo de forma isenta e zelar pela sua normalidade, observando o regulamento da eleição aprovado pelo Conselho Deliberativo (Resolução CODEL n° 001/2009).
Compete à Diretoria Executiva disponibilizar os meios administrativos e operacionais para que ela realize seu trabalho.

2 – A inscrição de chapas
Duas chapas inscreveram-se para concorrer aos cargos de diretores e membros dos conselhos. Ambas as inscrições ocorreram dentro dos prazos e de acordo com o regulamento eleitoral.
3 – Pedido de impugnação
Após as inscrições das chapas, a Comissão Eleitoral, por maioria, acolheu pedido de impugnação do representante da Chapa 2 – Fusesc: Renovando Com Você contra os nomes de dois candidatos da Chapa 1 – Futuro Fusesc.
Vânio Boing e José Manoel de Oliveira foram impugnados por supostamente terem recebido penalidade administrativa da Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, em decorrência de aplicação realizada no Banco Santos, que sofreu intervenção do Banco Central em 2004.
Os referidos candidatos recorreram à Justiça e obtiveram o reconhecimento do direito de concorrer ao pleito, com fundamento em certidão expedida pelo Ministério da Previdência, que atesta a inexistência de qualquer impedimento a participarem do processo eleitoral.
Após o envio dos kits de votação para a residência dos participantes e na véspera da votação pela internet, sete membros da Comissão Eleitoral recorreram à segunda instância e obtiveram suspensão dos efeitos da decisão judicial obtida pelos candidatos da Chapa 1.
4 – A suspensão da eleição
A suspensão da eleição foi determinada pela juíza da 3ª Vara Cível de Florianópolis, diante do fato de a decisão favorável proferida aos candidatos ter seus efeitos suspensos. Até o fechamento desta nota não havia manifestação da magistrada com relação à continuidade ou não do processo eleitoral.

5 – Esclarecimentos finais
Até o presente momento a votação se encontra suspensa.

Não é possível votar pela internet. Os votos já enviados por correspondência estão sendo recolhidos e guardados pelos Correios com a devida segurança.
O desejo desta Diretoria é que o processo volte à sua normalidade o mais breve possível, o que só ocorrerá após manifestação da Justiça e estabelecimento de novo cronograma eleitoral.
Todos os participantes devem aguardar novas informações institucionais sobre o andamento do processo eleitoral, que serão amplamente divulgadas.
Em caso de dúvidas orientamos que entrem em contato com a Fundação, através dos canais de comunicação disponíveis – Central de Atendimento Alô Fusesc, 0800-48-3000/ e-mail: alofusesc@fusesc.com.br e site www.fusesc.com.br – para receber informações oficiais.

Publicado em 11/05/2010
Diretoria Executiva

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

30 de abril de 2026

RAI 2025

Acesse o Relatório Anual 2025.

Publicação

29 de abril de 2026

Fusesc publica Relatório Anual 2025

O Relatório Anual de Informações do exercício de 2025, dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I, Multifuturo II está disponível para leitura e download no

Publicação

28 de abril de 2026

Feriado – Dia do Trabalho (01/05)

A Fusesc informa que, em razão do feriado do Dia do Trabalho, não haverá expediente na sexta-feira, 1º de maio. Os empréstimos contratados após a

Publicação

16 de abril de 2026

Feriado de Tiradentes: confira o expediente da Fusesc

A Fusesc informa que no dia 21/04 (terça-feira) não haverá expediente em razão do feriado de Tiradentes. Os empréstimos contratados nos dias 20 e 21/04 serão

Publicação

15 de abril de 2026

Rentabilidade dos planos em março, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

3 de abril de 2026

Fusesc comemora 48 anos e lança novo site

No mês de seu aniversário, a Fusesc preparou um presente especial para seus participantes e assistidos: o lançamento do novo site da Entidade. O novo

Publicação
Conecta