Especialistas dão recomendações para aproveitar a aposentadoria

A inatividade deve ser evitada, mas tentar ocupar todo o tempo disponível com atividades cansativas também não ajuda

Compartilhar: Qual a forma ideal para “aproveitar” o tempo? Não há. Ideal é pensar em alternativas que atendam aspirações individuais. “Esse período pode ser preenchido com atividades culturais, retomada dos estudos, um novo trabalho”, enumera considera Marisa Aciolly, professora de gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

O médico Wilson Jacob Filho diz que é fundamental não perder de vista a condição de pertencente à sociedade. “Não pode planejar algo incompatível com a condição física, psíquica, etária, social. É lógico que pode aprender coisas novas. Mas, se você nunca fez atividade esportiva na vida, não dá para querer correr uma maratona.”

Especialistas asseguram que, a despeito do fato de a aposentadoria ativa ser indispensável, o aposentado não deve preencher seu tempo com uma extenuante sequência de atividades. “Sempre verificamos o que a pessoa gostaria de fazer, não impomos nada”, adverte Marisa Accioly. Dentre asopções, ela destaca a grande procura por cursos de informática e cita a importância dos projetos de universidades abertas à terceira idade, em que não há provas de seleção ou avaliação.
Para Wilson Jacob Filho, o aposentado precisa se unir a pessoas que estão passando pela mesma situação, fazer parte de um grupo. “É preciso procurar centros de convivência das entidades de classe, de empresas”, exemplifica ele. “O básico é um tripé: uma vida ativa do ponto de visto físico, uma vida ativa do ponto de vista de inclusão social e uma nutrição adequada para atender essas demandas.”

Publicado em 28/02/2011
http://delas.ig.com.br

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

30 de abril de 2026

RAI 2025

Acesse o Relatório Anual 2025.

Publicação

29 de abril de 2026

Fusesc publica Relatório Anual 2025

O Relatório Anual de Informações do exercício de 2025, dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I, Multifuturo II está disponível para leitura e download no

Publicação

28 de abril de 2026

Feriado – Dia do Trabalho (01/05)

A Fusesc informa que, em razão do feriado do Dia do Trabalho, não haverá expediente na sexta-feira, 1º de maio. Os empréstimos contratados após a

Publicação

16 de abril de 2026

Feriado de Tiradentes: confira o expediente da Fusesc

A Fusesc informa que no dia 21/04 (terça-feira) não haverá expediente em razão do feriado de Tiradentes. Os empréstimos contratados nos dias 20 e 21/04 serão

Publicação

15 de abril de 2026

Rentabilidade dos planos em março, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

3 de abril de 2026

Fusesc comemora 48 anos e lança novo site

No mês de seu aniversário, a Fusesc preparou um presente especial para seus participantes e assistidos: o lançamento do novo site da Entidade. O novo

Publicação
Conecta