Esperança de vida dos brasileiros chega aos 72,8 anos, segundo IBGE

idosos_brasil_247_249A esperança de vida da população de ambos os sexos no Brasil passou de 69,6 anos para 72,8 anos nos últimos dez anos, segundo a pesquisa Tábua Completa de Mortalidade da População do Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Em 2008, a esperança de vida masculina era de 69,11 anos, e a feminina, de 76,71 anos.

O IBGE pondera que a esperança de vida no Brasil ainda é relativamente baixa, visto que países como Japão, China (Hong Kong), Suíça, Islândia, Austrália, França e Itália têm vida média superior a 81 anos. O Brasil só chegará a este patamar por volta de 2040.

Na escala mundial, porém, o País está acima da média. A expectativa de vida ao nascer, estimada pela Divisão de População das Nações Unidas para o período de 2005 a 2010, é de 67,58 anos e, para o qüinqüênio de 2045 a 2050, de 75,55 anos.

Envelhecimento

Além da esperança de vida, também aumentou no País a idade média da população. A previsão do IBGE é que ela passe de 20,20 anos, em 1980, para 39,90, em 2035. Em 2050, o Instituto considera que ela pode chegar a 46,20 anos.

Em 1980, as crianças de 0 a 14 anos correspondiam a 38,24% da população. Já em 2009, caíram para 26,04%. Ao mesmo tempo, o contingente de pessoas com 65 anos ou mais de idade pulou de 4,01% para 6,67% no período.

Em 2050, as crianças devem representar 13,15% da população total, ao passo que os idosos devem ser 22,71%.

Mantidas as tendências registradas atualmente, a relação deverá ser de 172,7 idosos para cada 100 crianças. O formato tipicamente triangular da pirâmide populacional, com base alargada, está cedendo lugar no Brasil a uma pirâmide característica de uma sociedade em acelerado processo de envelhecimento.

Mortalidade infantil

Em uma década, a taxa de mortalidade infantil teve uma queda de 30%, passando de 33,24‰, em 1998, para 23,30‰, em 2008, segundo os dados do IBGE.

A redução da mortalidade conseguiu evitar cerca de 205 mil mortes no período. Apesar disso, o número de crianças que não chegam a um ano de idade continua alto no País. Neste ano, de cada mil nascidos vivos, 23,3 morreram.

O Brasil mantém uma distância gigantesca do índice de mortalidade infantil registrado em países como Islândia (2,90 por mil), Cingapura (3 por mil), Japão (3,20 por mil), Suécia (3,10 por mil) e Noruega (3,50 por mil).

Publicado em 01/12/2009
Site IG: www.ig.com.br

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

30 de abril de 2026

RAI 2025

Acesse o Relatório Anual 2025.

Publicação

29 de abril de 2026

Fusesc publica Relatório Anual 2025

O Relatório Anual de Informações do exercício de 2025, dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I, Multifuturo II está disponível para leitura e download no

Publicação

28 de abril de 2026

Feriado – Dia do Trabalho (01/05)

A Fusesc informa que, em razão do feriado do Dia do Trabalho, não haverá expediente na sexta-feira, 1º de maio. Os empréstimos contratados após a

Publicação

16 de abril de 2026

Feriado de Tiradentes: confira o expediente da Fusesc

A Fusesc informa que no dia 21/04 (terça-feira) não haverá expediente em razão do feriado de Tiradentes. Os empréstimos contratados nos dias 20 e 21/04 serão

Publicação

15 de abril de 2026

Rentabilidade dos planos em março, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

3 de abril de 2026

Fusesc comemora 48 anos e lança novo site

No mês de seu aniversário, a Fusesc preparou um presente especial para seus participantes e assistidos: o lançamento do novo site da Entidade. O novo

Publicação
Conecta