EUA: Educação financeira

Americanos querem que seus filhos aprendam a mexer com o dinheiro

Ensinar as crianças a ter um entendimento das finanças é quase tão importante quanto manter um relacionamento próximo com a família. É o que aponta um estudo realizado pelo Bank of America (BofA).

O periódico “The Merrill Lynch Affluent Insights Quarterly”, que consultou 1 mil americanos com pelo menos US$ 250 mil disponíveis para investimentos financeiros, constatou que 51% deles veem o “conhecimento para cuidar do próprio dinheiro” como a lição de vida mais importante a ser compartilhada com os filhos.

Esse número se compara a 54% dos entrevistados que mencionaram como mais importante a manutenção dos laços familiares, 26% que citaram a escolha certa do cônjuge e 11% que mencionaram a relevância de permanecer em boas condições físicas.

“O gerenciamento do dinheiro e das dívidas, juntamente com o conhecimento financeiro dos filhos, são cada vez mais importantes para os nossos clientes”, afirma Dean Athanasia, diretor da divisão bancária e de investimentos diretos da Bank of America Global Wealth and Investment Management, unidade do BofA responsável pelo levantamento. “Os clientes estão sempre lidando com demandas financeiras conflitantes, ao mesmo tempo em que esperam ensinar a próxima geração sobre como efetivamente administrar seu próprio dinheiro.”

Com o aumento das incertezas sobre o emprego e a recuperação econômica no longo prazo, investidores afluentes preocupam-se com o aumento dos gastos com educação e aposentadoria, revela a pesquisa. Cerca de 40% dos participantes disseram estar preocupados com o aumento dos gastos com os filhos que frequentam universidades. Outros 46% declaram preocupação com a capacidade de preservar uma herança para os filhos.

O estudo, que foi conduzido pela empresa de pesquisas de marketing Braun Research, de Princeton, Nova Jersey (EUA), constatou que 70% dos participantes acreditam que seus planos de aposentadoria não são adequados para socorrê-los na eventualidade de doenças ou acontecimentos inesperados envolvendo um membro da família.

Os benefícios da aposentadoria são o maior motivo de lealdade dos funcionários aos empregadores, depois da remuneração e das promoções – 60% das pessoas que participaram da pesquisa citaram esses benefícios como a principal coisa a ser levada em consideração ao permanecer na empresa. Mais funcionários estão adiando as datas de suas aposentadorias – 45% dos indivíduos afluentes planejam se aposentar mais tarde do que pensaram inicialmente, em comparação a 29% em janeiro de 2010.

Quando o assunto é buscar aconselhamento financeiro, os americanos mais ricos recorrem aos consultores financeiros e seus cônjuges, em vez dos parentes. Quase 60% deles recorrem a consultores financeiros ou aos cônjuges quanto pretendem tomar uma decisão financeira, enquanto apenas 12% recorrem aos parentes, afirma a pesquisa.

Publicado em 05/08/2010
(Daria Solovieva – Bloomberg, tradução Mario Zamarian – Valor Online)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

26 de junho de 2026

Expediente Fusesc em 29/06

A FUSESC informa que, em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29/06) o atendimento será realizado até às

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Tubarão

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 02 de julho, às 14h, em Tubarão, mais uma edição dos

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Criciúma

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 01 de julho, às 14h, em Criciúma, mais uma edição dos

Publicação

17 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Florianópolis

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 25 de junho, às 16h, em Florianópolis, mais uma edição dos

Publicação

15 de junho de 2026

Rentabilidade dos planos em maio, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

2 de junho de 2026

Fusesc participa dos 40 anos da patrocinadora SIM

A Fusesc esteve presente na celebração dos 40 anos da patrocinadora SIM – Caixa de Assistência à Saúde, reforçando a parceria histórica entre as instituições.

Publicação
Conecta