França: Sarkozy propõe mudança em reforma previdenciária

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, propôs hoje emendas em seu projeto de reforma previdenciária, em uma tentativa de conter os protestos que já levaram milhões às ruas do país. Os sindicatos, porém, não apoiaram as mudanças e alguns levantam a possibilidade de iniciar na próxima terça-feira uma greve por tempo indeterminado.

Segundo os sindicatos, três milhões de pessoas tomaram as ruas no segundo protesto contra a reforma de Sarkozy, realizado no último dia 23. Outra manifestação, no último sábado, atraiu muitos trabalhadores do setor privado e várias famílias.

Caso seja aprovada, a reforma previdenciária elevará a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos, até 2018. A idade com que os trabalhadores poderão se aposentar com salários integrais subirá de 65 para 67 anos. Com a pressão crescente enquanto a reforma é debatida no Senado, Sarkozy pediu uma emenda permitindo aos pais que ficaram ao menos um ano sem trabalhar, nos três anos seguintes ao nascimento de um filho, que eles possam garantir a aposentadoria integral aos 65 anos.

A emenda para os pais irá custar 3,4 bilhões de euros, informou o escritório da presidência. O dinheiro será financiado pelo aumento nos impostos sobre capital e sobre os lucros do setor imobiliário, excluindo os casos de uma família que tenha apenas uma casa. Ainda assim, a emenda apenas se aplicaria durante cinco anos, e Sarkozy permanece inflexível em aspectos cruciais da reforma.

“A elevação gradual na idade legal para a aposentadoria para 62 anos é um elemento essencial da reforma porque, sem a garantia demográfica, o balanço necessário não será alcançado”, afirmou a presidência. Sem mudança nesse ponto, a emenda apresentada hoje não deve ter apoio dos sindicatos. O chefe da central sindical CGT, Bernard Thibault, disse que o governo não pode ignorar a mobilização dos trabalhadores. Segundo ele, é necessário começar do zero a discussão sobre a reforma. O Partido Socialista também criticou o presidente.

Publicado em 08/10/2010
(Agência Estado)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

16 de julho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Lages

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de julho, às 13h30, em Lages, mais uma edição dos Encontros

Publicação

14 de julho de 2026

Eleições Fusesc 2026: Comissão Eleitoral toma posse

A Fusesc formalizou, nesta segunda-feira (13/07), a instalação da Comissão Eleitoral que conduzirá o processo de eleição dos membros dos órgãos estatutários da Fundação. A

Publicação

10 de julho de 2026

Antecipação de 50% do Abono Anual para Assistidos em Renda Vitalícia

A Fusesc informa que os Assistidos que recebem benefício na modalidade Renda Vitalícia terão o pagamento da antecipação de 50% do abono anual realizado neste

Publicação

9 de julho de 2026

Rentabilidade dos planos em junho, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

7 de julho de 2026

Processo Eleitoral Fusesc 2026: confira o Edital

Em reunião realizada no dia 07 de julho, o Conselho Deliberativo da Fusesc aprovou a abertura do Processo Eleitoral 2026 da Fundação. Confira abaixo o

Publicação

26 de junho de 2026

Expediente Fusesc em 29/06

A FUSESC informa que, em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29/06) o atendimento será realizado até às

Publicação
Conecta