Fusesc e você: 45 anos de histórias – Marco Aurélio Abreu

Nosso Participante Marco Aurélio Abreu compartilhou conosco a sua história de vida para participar da campanha Fusesc e você: 45 anos de histórias.

O texto enviado pelo Participante compartilha uma narrativa singular, rica em experiências marcantes, aprendizados e uma visão profundamente espiritual da existência.

Nascido em Florianópolis no dia 18 de fevereiro de 1958, uma quarta-feira de cinzas, tendo como padrinho de crisma Alcides Abreu, o Engenheiro Civil Marco Aurélio relata com entusiasmo o ano em que veio ao mundo, marcado não apenas por seu nascimento, mas também pela conquista da seleção brasileira de futebol no campeonato mundial. Sua infância transcorreu entre Tubarão e Florianópolis e suas memórias incluem viagens a Balneário Camboriú e Rio do Sul – onde, nas férias, encontrava-se com primos, criando laços familiares que se tornariam fundamentais ao longo da vida.

O casamento, em 1988, com Letícia, filha de Bernistan e Nedir, deu início a uma nova fase na vida do Participante, marcada pelo nascimento da filha Rafaela em 1991. Ao recordar os pontos de referência que moldaram sua trajetória, ele destaca a importância de familiares, como pais, irmãos e primos, bem como seus sogros.

A busca por conhecimento marcou intensamente a jornada acadêmica do Engenheiro Civil, que trilhou desde o Jardim de Infância Murilo Braga até pós-graduações e mestrados em instituições como UFSC, UNISINOS E UDESC. Sua carreira profissional abrangeu diversos setores, desde a Prefeitura Municipal de Florianópolis, onde atua como diretor desde 2005, até experiências no mercado de negócios e bancário.

A incursão no mundo literário é uma faceta destacada por Marco Aurélio, que desde 1998 se revela autor e editor de 13 obras literárias, além de contribuições como articulista e colaborador em jornais e revistas. Seu envolvimento político e institucional também se destaca, com participação na Diretoria Executiva da ADESG e no Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Florianópolis.

Refletindo sobre direitos, deveres e obrigações no campo material, o Participante enfatiza a importância de proteger o lar, emitir opiniões respeitosas e cumprir as leis. No âmbito espiritual, ele questiona a origem, a identidade e o destino do ser, abordando conceitos de reencarnação e evolução espiritual. “Estou em constante busca da verdade e pelo aperfeiçoamento – melhora moral, intelectual e espiritual, reconhecendo que tenho deveres (respeitar a Deus, ter amor ao próximo, dedicação à família…) e também, questões a responder e que chacoalham a minha mente”, explica.

Encerrando seu depoimento com uma reflexão profunda, ele destaca a falta de conhecimento que permeia a vida terrena, chamando a atenção para a necessidade de dedicar-se aos estudos mais profundos em busca de uma compreensão mais elevada e espiritual da existência.

A história de Marco Aurélio Abreu não apenas celebra suas realizações, mas também convida à reflexão sobre a busca pela verdade e sabedoria em uma jornada repleta de desafios e aprendizados.

A campanha: Em comemoração aos 45 anos, lançamos a campanha: “Fusesc e você: 45 anos de histórias”. Convidamos nossos Participantes, Assistidos e Pensionistas para compartilhar bons momentos: vivências profissionais e familiares, a descoberta de novos hobbies ou talentos, realização de sonhos, desafios superados ou um momento que foi tão especial que merece ser destacado.

Envie a sua história pelo nosso WhatsApp (48) 4042-0305 em texto, áudio ou vídeo. No menu principal, selecione o item 10. Participe, será uma honra compartilhar a sua história!

As histórias serão divulgadas nos meios de comunicação da Fusesc, entre 23/10 e 31/12.

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de outubro de 2026

Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí será incorporada

O Banco do Brasil comunicou a Fusesc, nesta data (02/10), que foi aprovada a incorporação da Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí (PrevBEP)

Publicação

25 de setembro de 2026

Eleições Fusesc 2026: resultado

A Comissão Eleitoral encerrou o processo de votação e realizou a apuração dos votos do Processo Eleitoral de 2026 em 25 de setembro, com a

Publicação

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação

18 de setembro de 2026

Não localizou a sua senha de votação? Saiba o que fazer!

A Eleja enviou a senha de votação por SMS e e-mail no dia 18/09 (sexta-feira). A senha por WhatsApp será enviada no dia 21/09 (segunda-feira).

Publicação

18 de setembro de 2026

Envio de senhas de votação por SMS e e-mail começou hoje

Teve início nesta manhã o envio das senhas de votação por SMS e e-mail aos Participantes e Assistidos aptos a votar nas Eleições Fusesc 2026.

Publicação
Conecta