Nova carreira depois da aposentadoria

Ex-presidente da empresa de consultoria e auditoria Ernst & Young para a América Latina, Julio Sergio Cardozo cansou de ver executivos deprimidos por não saberem lidar com a dimensão emocional da aposentadoria. “É muito difícil abandonar o sobrenome corporativo”, diz. Muita gente só se preocupa em juntar dinheiro e se esquece de que ainda precisa cuidar da saúde e das relações familiares a fim de usufruir bem desse novo -e cada vez mais longo- período da vida. “E quem acha que vai ficar apenas na base da sombra e da água fresca também se decepciona, pois acaba sentindo falta das atividades.

A questão é que, devido ao conhecimento acumulado, esse profissional ainda pode contribuir muito em áreas que não a sua de origem. Então, deve se preparar para essas novas empreitadas”, afirma Cardozo. Ele vai dividir a sua experiência como consultor para o planejamento do que chama de “pós-carreira” no livro “O Melhor Vem Depois” (editora Saraiva), a ser lançado no próximo final de semana.

Publicado em 26/11/2009
Maria Cristina Frias – Folha de S.Paulo

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

17 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Florianópolis

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 25 de junho, às 16h, em Florianópolis, mais uma edição dos

Publicação

15 de junho de 2026

Rentabilidade dos planos em maio, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

2 de junho de 2026

Fusesc participa dos 40 anos da patrocinadora SIM

A Fusesc esteve presente na celebração dos 40 anos da patrocinadora SIM – Caixa de Assistência à Saúde, reforçando a parceria histórica entre as instituições.

Publicação

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação
Conecta