Novembro é o mês de alterar o percentual para 2014

Anualmente, em novembro, os participantes e assistidos em percentual do saldo de conta tem a possibilidade de redefinir o percentual do exercício seguinte.
Confira abaixo as informações:

– Participantes (ativos): a patrocinadora acompanha percentual de contribuição até 7%.
Aumentar o percentual de contribuição (sobre o salário de participação) é sempre um excelente negócio!

Confira as vantagens:
• Quando você aumenta a sua contribuição mensal, a empresa patrocinadora acompanha esse aumento até o percentual máximo de 7,00%. Dessa forma, você ganha praticamente em dobro, já que o seu saldo de conta cresce ainda mais com essas contribuições. Nenhum outro investimento no mercado financeiro proporciona essa vantagem! Afinal, a empresa está investindo no seu futuro, duplicando o seu valor de contribuição. Esse é um vantajoso benefício que a maioria das empresas no país ainda não oferece. Aproveite!
Atualmente a distribuição desse percentual é:
– Plano Multifuturo I: 5,86% para o saldo de conta + 0,33% de taxa administrativa + 0,81% de taxa de risco para invalidez e pensão.
– Plano Multifuturo II: 4,83% para o saldo de conta + 0,33% de taxa administrativa + 1,84% de taxa de risco para invalidez e pensão.
• Se desejar, você pode contribuir além do limite de 7%, para aumentar o valor da sua reserva (lembrando que a contrapartida da empresa vai só até o limite).

Confira nas simulações das tabelas abaixo a diferença entre realizar contribuições de 7% e 12%.
Simulacao
• Aportes extras podem ser realizados a qualquer momento, aumentando ainda mais o montante de sua reserva previdenciária.
• Todas as contribuições realizadas para o seu plano de previdência complementar – mensais ou adicionais – podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual.
É prudente que a escolha do percentual, tanto de contribuição quanto de recebimento do benefício, seja feita com base nas necessidades pessoais de cada um e levando em consideração a conjuntura econômica, já que a volatilidade do mercado influencia no saldo de conta.

– Assistidos (aposentados): avaliação do valor de retirada deve considerar situação pessoal e conjuntura econômica
Como temos divulgado nos meios de comunicação da entidade, o mercado financeiro nacional passa há alguns meses por um momento tenso, com muitas instabilidades que comprometeram a rentabilidade dos fundos de pensão de um modo geral. Apesar de comuns e próprias do setor financeiro, estas oscilações trazem impactos diretos no benefício percentual.
Portanto, este é um momento que exige uma análise cautelosa. Especialmente para os participantes assistidos, é recomendável que, antes de realizar qualquer alteração, seja feita uma análise da sua situação econômica familiar, o aumento da expectativa de vida e os retornos dos investimentos dos planos, considerando as possíveis oscilações do mercado financeiro.
É prudente equilibrar o percentual de retirada para garantir a manutenção do benefício e tranquilidade para o futuro.
Perspectivas do cenário econômico
A perspectiva para o mercado financeiro é que as oscilações continuem por um tempo. Algumas medidas recentes do governo, como a elevação da taxa básica de juros para 9,5% (a quinta elevação neste ano) podem estabilizar o valor dos papéis do governo em que a Fusesc tem a maior parte de seus investimentos. Isto, no entanto, não significa que não possam ocorrer novos momentos ruins.
“Tem muita coisa se reorganizando na economia mundial e brasileira, muita instabilidade”, comenta o gerente de investimentos da Fusesc, Ernesto Montibeller Filho. Em sua opinião, ao que tudo indica é que a rentabilidade fácil que se usufruia no mercado financeiro não vai acontecer mais. “O cenário atual exige dos gestores de fundos de pensão uma busca de novas oportunidades que equilibrem a rentabilidade com segurança.”, avalia.
Opções para realizar a alteração de percentual
Neste ano os participantes que optaram pelo Benefício Percentual poderão realizar a alteração do percentual pelo site da Fusesc de forma bem fácil e rápida, conforme explicado no texto destacado.
Os participantes assistidos também receberão em casa uma carta explicativa com o formulário para preenchimento, como é feito todos os anos.

Novidade: altere seu percentual no site, em apenas 3 passos!
A Fusesc, sempre buscando facilitar e agilizar a prestação de serviços aos participantes, neste ano preparou uma excelente novidade: a alteração de percentual pode ser feita no site da entidade: www.fusesc.com.br. É simples e rápido, veja nas imagens abaixo:
Alteracao_Site
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos canais de atendimento da entidade:

Central de Atendimento: telefone 0800-48-3000

E-mail: central@wordpress2.fusesc.com.br

Publicado em 29/10/2013
Área de Seguridade

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Fusesc participa dos 40 anos da patrocinadora SIM

A Fusesc esteve presente na celebração dos 40 anos da patrocinadora SIM – Caixa de Assistência à Saúde, reforçando a parceria histórica entre as instituições.

Publicação

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação
Conecta