NOVEMBRO/2017 – Estimativa de rentabilidades dos Planos de Benefícios

1111111

 1111

 

Os resultados do mês foram influenciados:

Com rentabilidade acima da taxa básica de juros Selic, as aplicações em título públicos de emissão do Tesouro Nacional série “b” (NTN-b) com desempenho positivo de aproximadamente 145% da taxa básica. Por outro lado e com rentabilidade abaixo da taxa básica de juros Selic as aplicações no segmento de “Investimentos estruturados” por conta da elevação dos juros com negócios realizados no mercado secundário de títulos; as aplicações no segmento de “Renda Variável, ações”, ocasionada pela queda do índice Bovespa que fechou novembro em -3,15% e, por último a reavaliação anual da carteira de imóveis prevista na legislação vigente que, no mês, representou uma desvalorização de aproximadamente -0,05% na cota consolidada dos planos de benefícios.

COMENTÁRIOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO MERCADO FINANCEIRO:

Taxa Básica de juros no Brasil – Selic: O Comitê de Política Monetário do Banco Central do Brasil – COPOM, reunido em 06/12/2017 decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa de juros básicos da Economia, taxa Selic, em 0,50% ao ano, passando dos atuais 7,50% para 7,00% ao ano, percentual este que deverá permanecer durante o exercício de 2018, conforme revela a pesquisa “Focus” realizada pelo Banco Central junto a Economistas e Instituições Financeiras durante a semana de 27/11 a 01/12/2017 e divulgada ao mercado em 04/12/2017.

Estimativa de inflação no Brasil para 2017: De acordo com a pesquisa “Focus” a expectativa do mercado financeiro para a inflação oficial (IPCA) para o ano de 2017 é de 3,03%, índice menor do que o divulgado na pesquisa de quatro semana atrás que era de 3,08%.

Estimativa para o PIB no Brasil no ano de 2017:Para o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), a expectativa do mercado, segundo a mesma pesquisa “Focus” é de crescimento de 0,89% em 2017, melhor do que o divulgado na pesquisa de quatro semanas atrás que era de 0,73%.

Indicadores Financeiros no Brasil no mês:  O mês teve 20 dias úteis e com isso a variação da taxa básica de juros da economia (Selic), em novembro, foi de 0,57%. O IMA-B, índice de referência para as aplicações em títulos públicos lastreados em Notas do Tesouro Nacional, “série b”, NTN-b, registrou variação negativa de -0,76%.O IRF-m, índice de referência para as aplicações em títulos públicos pré-fixados teve variação positiva de 0,09%. O Ibovespa fechou em queda de 3,15%e o dólar se desvalorizou 0,47% em comparação ao (R$) real.

As diferentes rentabilidades entre os planos de benefícios advém da composição das aplicações que cada um deles possui em carteira. A partir do dia 20 de dezembro, já estará disponível para consulta a lâmina dos investimentos do seu plano de benefícios em www.fusesc.com.br, menu investimentos/rentabilidade e obtenha as informações de alocação por classe de ativos, rentabilidade acumulada e análise comparativa, cuja publicação ocorre mensalmente.

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

5 de maio de 2026

Alteração do percentual de contribuição poderá ser solicitada de 01/05 a 31/05

Até 31 de maio, os Participantes têm a oportunidade de ajustar o percentual de contribuição. A alteração será aplicada a partir de julho. Aproveite esse

Publicação

30 de abril de 2026

RAI 2025

Acesse o Relatório Anual 2025.

Publicação

29 de abril de 2026

Fusesc publica Relatório Anual 2025

O Relatório Anual de Informações do exercício de 2025, dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I, Multifuturo II está disponível para leitura e download no

Publicação

28 de abril de 2026

Feriado – Dia do Trabalho (01/05)

A Fusesc informa que, em razão do feriado do Dia do Trabalho, não haverá expediente na sexta-feira, 1º de maio. Os empréstimos contratados após a

Publicação

16 de abril de 2026

Feriado de Tiradentes: confira o expediente da Fusesc

A Fusesc informa que no dia 21/04 (terça-feira) não haverá expediente em razão do feriado de Tiradentes. Os empréstimos contratados nos dias 20 e 21/04 serão

Publicação

15 de abril de 2026

Rentabilidade dos planos em março, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação
Conecta