Os dez ‘erres’ da relação saudável com o dinheiro

1ª) RESOLVER – Resolva que você não quer ser dependente de ninguém, que quer ter dinheiro suficiente para ter a liberdade de escolher onde quer morar, e com quem, quando quer sair de férias, que médico vai consultar. Não deixe que a falta de dinheiro determine essas coisas para você.

2ª) REORDENAR – Reordene a sua vida se por acaso se atolou em dívidas

3ª) RECUPERAR – Recupere a sua auto-estima livrando-se das dívidas e das pessoas que podem prejudicar você.

4ª) RECONHECER – Reconheça seus erros e aprenda com eles. Reconheça também que você (como a maioria das pessoas, aliás) não pode ter tudo. O planeta não agüentaria isso. Seja solidária com a nossa mãe Terra não consumindo mais do que seja o necessário para uma vida agradável.

5ª) RESERVAR – Faça reservas financeiras equivalentes a seis salários ou rendimentos mensais. Isso deverá ser guardado para emergências. Não raro as pessoas quando necessitam de dinheiro para algo sazonal ou emergencial (uma doença, um carro que quebra, uma viagem inesperada) acabam se endividando para resolver seus problemas. E dívidas viram bolas de neve com muita facilidade.

6ª) RESPEITAR – Respeite os riscos do mercado. Se você já se transformou em um investidor (com as questões de endividamento sob controle) vá devagar. Respeite os riscos do mercado. Invista cuidadosamente. Não é porque todo mundo está falando “daquele investimento fantástico” que você acha que deve entrar de cabeça também. Diversifique.

7ª) RELACIONAR-SE – Relacione-se com agentes financeiros sérios, que mantêm regras claras de atuação, respeitam suas clientes e funcionárias e estejam entre as melhores empresas para as mulheres trabalharem. Não dê moleza aos agentes financeiros que não estiverem nessas listas de boas empresas para as mulheres. Precisamos dar um basta aos abusos de gênero. Se o seu banco não estiver na lista das melhores empresas para as mulheres trabalharem, simplesmente procure um que esteja na lista e mude de banco.

8ª) REALIDADE – Reconhecer que a menos que você tenha muita sorte, ou seja um herdeiro, ou alguém da família real, você terá quantidades limitadas de tempo, energia e dinheiro ao longo da sua vida. Essas são as três mais importantes mercadorias de troca do nosso século. Use-as bem.Não as desperdice.

9ª) RESTRIÇÃO – Significa ter autocontrole para administrar o presente e o futuro ao mesmo tempo. Traduzindo: não se exceder nos gastos presentes, gastar menos do que você ganha, poupar pelo menos 10% do dinheiro que poderia ser usado agora e investi-lo em objetivos futuros, especialmente para a aposentadoria.

10ª) RESPONSABILIZE-SE – Caso você administre bem seu dinheiro, poderá fazer um monte de coisas por você e por outras pessoas. Por outro lado, é também sua a responsabilidade de por tudo a perder. Parece amedrontador, mas não é! Mas também é altamente libertador. Por isso, livre-se da mania de colocar a culpa nos ombros de outras pessoas. Todos nós estamos no mesmo barco. Somos os únicos responsáveis pelo nosso futuro financeiro. Isso não é mais responsabilidade do governo, nem dos nossos filhos. Se é que algum dia foi.

Publicado em 18/12/2009
www.uol.com.br – por Eliana Bussinger

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de outubro de 2026

Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí será incorporada

O Banco do Brasil comunicou a Fusesc, nesta data (02/10), que foi aprovada a incorporação da Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí (PrevBEP)

Publicação

25 de setembro de 2026

Eleições Fusesc 2026: resultado

A Comissão Eleitoral encerrou o processo de votação e realizou a apuração dos votos do Processo Eleitoral de 2026 em 25 de setembro, com a

Publicação

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação

18 de setembro de 2026

Não localizou a sua senha de votação? Saiba o que fazer!

A Eleja enviou a senha de votação por SMS e e-mail no dia 18/09 (sexta-feira). A senha por WhatsApp será enviada no dia 21/09 (segunda-feira).

Publicação

18 de setembro de 2026

Envio de senhas de votação por SMS e e-mail começou hoje

Teve início nesta manhã o envio das senhas de votação por SMS e e-mail aos Participantes e Assistidos aptos a votar nas Eleições Fusesc 2026.

Publicação
Conecta