Ostentação e consumismo não combinam com felicidade

shopping

Antes de conversarmos sobre finanças, eu gostaria de dar uma breve definição da palavra consciência, que gosto de resumir como a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. Em outras palavras, é ter a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas.

Parece um pouco confuso? Você deve estar se perguntando: “Qual a relação de tudo isso com a minha vida financeira?”. A resposta é bem simples e objetiva: a relação é total e onipresente! Pare e pense um pouco sobre as seguintes perguntas:

  • Será que hoje, nesse mundo totalmente capitalista, conseguimos ter essa capacidade de lidar com o nosso interior e consciência a ponto de não sermos tão influenciados para comprar algo de que não necessitamos?
  • Será que conseguimos falar “Não” com facilidade diante de uma vitrine atrativa?
  • Temos a consciência de que determinada compra poderá afetar o nosso futuro de tal forma que, antes de comprarmos, pensamos e reavaliamos toda a situação familiar definindo as verdadeiras prioridades?
  • Será que hoje você é escravo do trabalho e do dinheiro?
  • O consumismo dita as regras em sua casa ou são suas prioridades que definem seus passos?

Perceba como é muito fácil ter a noção do quanto somos irracionais no comportamento de consumo. Gostamos de comprar e muitas vezes nem temos onde guardar tanta coisa, não é assim? Ostentação e consumismo são realidades frequentes hoje em dia.

Se fôssemos realmente racionais, não veríamos o menor sentido em gastar com algo que sequer usamos. Sabemos que devemos poupar para o futuro, guardar dinheiro preventivamente, gastar menos do que ganhamos, mas, mesmo sabendo o que é melhor, nem sempre o fazemos. Somos seres humanos, ora bolas.

O que mais ouço por aí é: “No futuro, vamos economizar, fazer aquele controle mais rígido e não pagar apenas o mínimo do cartão de crédito”. No futuro? Quando? O problema não está aí, está na recompensa imediata, no presente; muitas vezes, não queremos esperar para conseguir um preço mais justo, queremos ter a qualquer custo e agora.

Vamos ser sinceros: queremos mostrar para a sociedade que temos a capacidade de ter tudo aquilo que está disponível no mercado e que está na moda. Não nos preocupamos se aquele determinado produto faz parte dos nossos sonhos e projetos de vida; o que nos preocupa mesmo é o que as pessoas vão pensar.

Vejo várias famílias que abandonaram alguns sonhos apenas para estar na moda e comprar produtos de última geração. Comprar é errado? Claro que não. Errado é você abrir mão de suas prioridades e dos seus sonhos apenas para mostrar e tentar agradar pessoas que nem ao menos te conhecem de verdade. Ler isso dá até um nó na garganta, não?

Você já reparou como existem pessoas que possuem muita coisa bacana e não são plenamente satisfeitas? Compram, compram, ganham mais e mais, mas nunca terão o suficiente. Acontece que elas entraram na competição, no lance de ter mais por ter mais e para servir de poder sobre os outros. Isso sempre acaba mal…

Enquanto as pessoas não entenderem que para serem felizes elas não precisam comprar sempre mais ou ter muito dinheiro, ainda veremos essa situação se repetir. A essência está em algo chamado gratidão, ou aprendemos a exercitá-la ou seremos eternamente insatisfeitos e incapazes de desfrutar da verdadeira felicidade.

  • Como está a sua consciência financeira hoje?
  • Você já agradeceu por tudo o que tem?
  • Consegue ser e estar contente?

Deixo estas questões para sua reflexão. Espero ter ajudado a despertar em você um sentimento de que é possível ser feliz com aquilo que você já tem hoje, sem a necessidade de se endividar e comprar de maneira compulsiva e sem sentido.

Fonte: Dinheirama

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

10 de julho de 2026

Antecipação de 50% do Abono Anual será paga em julho

A Fusesc informa que os Assistidos que recebem benefício na modalidade Renda Vitalícia terão o pagamento da antecipação de 50% do abono anual realizado neste

Publicação

9 de julho de 2026

Rentabilidade dos planos em junho, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

7 de julho de 2026

Processo Eleitoral Fusesc 2026: confira o Edital

Em reunião realizada no dia 07 de julho, o Conselho Deliberativo da Fusesc aprovou a abertura do Processo Eleitoral 2026 da Fundação. Confira abaixo o

Publicação

26 de junho de 2026

Expediente Fusesc em 29/06

A FUSESC informa que, em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29/06) o atendimento será realizado até às

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Tubarão

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 02 de julho, às 14h, em Tubarão, mais uma edição dos

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Criciúma

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 01 de julho, às 14h, em Criciúma, mais uma edição dos

Publicação
Conecta