Para envelhecer, cuidados com a mente e o corpo

A longevidade, dizem os especialistas, depende de uma série de fatores, inclusive hereditários. Mas não custa dar uma forcinha para o organismo suportar o tranco da idade. De preferência, unindo mente, espírito e corpo. Tudo faz parte de um mesmo todo, alerta a psicoterapeuta Amanda Spinicci, que clinica em São Paulo e tem entre seus pacientes gente da terceira idade.

– O problema principal do idoso, de ordem emocional, é o luto. Luto no sentido de perda: o que ele tinha e fazia e deixou de ter e fazer devido às limitações da idade. O que ele precisa saber é que surgem outras coisas para substituir as perdidas. E que envelhecer bem é resultado de um conjunto de fatores durante a vida inteira. Por isso é preciso manter uma vida saudável física e emocionalmente. E isso inclui prazer, curtir a vida – diz a psicóloga.
O produtor musical Milton Manhães, 62 anos, não conhece a doutora Amanda. Mas segue direitinho a cartilha:
– Eu vivo o meu momento, não sei o que vai acontecer comigo amanhã. Então a gente tem que viver a vida. Enquanto o sangue está correndo na veia, tem que agitar. Nunca fumei, nunca bebi, isso ajuda bastante. A gente tem que estar legal, porque, se não estiver bem, deixa passar o melhor da vida.
O pique ele conserva com exercícios físicos e um trabalho que lhe dá prazer: a música. Jeitão de bom malandro do samba, Manhães, que recentemente assinou a direção musical do show do cantor Jair Rodrigues no Rio de Janeiro, emenda:
– Comigo não tem essa de “meu pé me dói”, meu amigo – brinca.
Palavras sábias que o professor de educação física Wilson Toledo, 40 anos, com uma coleção de alunos da terceira idade, certamente aplaudiria. Há dois anos com uma turma de alongamento composta em maioria por gente acima dos 60 anos, ele conta que no início eram oito ou dez alunos. Hoje, são mais de 30 no mesmo horário.
– O aumento da procura tem sido muito. Acabaram para eles os mitos de que musculação é só para ficar forte e de que ginástica é só para garotinho ou garotinha. A ginástica e a musculação são importantes para qualquer idade. Tenho alunos de 60 a 87 anos que praticam atividades regularmente e vivem com qualidade de vida excepcional.
Oferecer qualidade de vida. Este é o desafio dos profissionais da área de saúde, segundo o geriatra Renato Veras. Com o aumento da expectativa de vida da população – “a grande conquista do século XX”, segundo o médico – o pessoal da terceira idade tem agora é que batalhar por ela, a tal qualidade de vida.
– Hoje as pessoas conseguem chegar aos 80 e até 100 anos com mais freqüência. A questão que se coloca é como fazer que esses anos a mais possam ser bem usufruídos. O tempo de vida da população não pára de crescer e o papel da área médica é permitir que vivam de forma participativa e dinâmica – diz Veras.

Publicado em 28/12/2009
Site: http://oglobo.globo.com/

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

28 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026: saiba como será a votação

A votação das Eleições Fusesc 2026 ocorrerá entre 21 e 25 de setembro de 2026. A Entidade contratou o sistema Eleja Online, para realizar a

Publicação

27 de agosto de 2026

Hotsite das Eleições Fusesc 2026 será lançado na próxima segunda-feira (31/08)

A Fusesc lançará, no dia 31 de agosto, o hotsite das Eleições Fusesc 2026, canal oficial que vai concentrar todas as informações do processo eleitoral,

Publicação

24 de agosto de 2026

Jornal Fusesc: edição especial de Eleições 2026 traz as propostas das chapas

Já está disponível a edição especial do Jornal Fusesc Comunica dedicada às Eleições 2026. A publicação destaca as propostas das chapas concorrentes e seus candidatos.

Publicação

12 de agosto de 2026

Rentabilidade dos planos em julho, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

3 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026 – conheça as chapas inscritas

Hoje, 3 de agosto, às 16h, a Comissão Eleitoral da Fusesc realizou o sorteio do número das chapas inscritas no Processo Eleitoral 2026. O prazo

Publicação

30 de julho de 2026

Eleições 2026 – Comunicado Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral comunica aos interessados que o prazo para inscrição de chapas encerra-se no dia 31 de julho. Considerando que prazo para emissão das

Publicação
Conecta