Planejamento Financeiro e a Previdência Complementar | AECPodcast #Ep002

O segundo episódio do podcast A Escolha Certa, programa de educação financeira e previdenciária do qual a Fusesc faz parte, destaca que 97% dos aposentados no Brasil não conseguem se manter apenas com sua renda. Apenas 3% vivem de forma independente, enquanto os demais dependem de familiares, auxílio ou continuam trabalhando. Essa realidade muitas vezes surge da falta de planejamento financeiro e de objetivos claros para o futuro.

Ter um plano bem definido é fundamental, pois, com o tempo, a capacidade de trabalho diminui e os gastos — especialmente com saúde — aumentam. Incluir a Previdência Complementar no orçamento fixo, assim como outras despesas essenciais, é uma forma de se preparar. Reduzir gastos desnecessários no presente pode trazer mais tranquilidade no futuro.

Além disso, a Previdência Complementar oferece proteção financeira em casos como invalidez ou morte, garantindo segurança ao segurado e à família. Esse suporte é relevante, já que 30% dos benefícios do INSS são destinados a essas situações.

Sobre o A Escolha Certa – Alinhada à Recomendação nº 01/2008, do Conselho de Gestão Previdenciária Complementar, a Fusesc participa do programa integrado de educação financeira e previdenciária “A Escolha Certa”, que tem como objetivo difundir os conceitos de previdência complementar, promover a educação e a conscientização financeira, além de estimular a poupança de longo prazo aos Participantes e assistidos. O programa é compartilhado com as entidades de Santa Catarina integrantes da Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev).

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Fusesc participa dos 40 anos da patrocinadora SIM

A Fusesc esteve presente na celebração dos 40 anos da patrocinadora SIM – Caixa de Assistência à Saúde, reforçando a parceria histórica entre as instituições.

Publicação

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação
Conecta