Previdência privada e retenção de talentos

No Brasil, a necessidade de reter talentos tem obrigado as empresas a oferecer mais do que bons salários.

Muito se tem falado da escassez de mão-de-obra qualificada e do quanto a carência de profissionais bem preparados impacta negativamente as perspectivas de um país. No Brasil, a necessidade de reter talentos tem obrigado as empresas a oferecer mais do que bons salários: um ambiente de trabalho mais arrojado, ótimos planos de carreira, espaço para o desenvolvimento de projetos pessoais e benefícios extras são algumas armas das quais as organizações lançam mão, na esperança de atrair os melhores quadros e, o que é ainda mais importante, não perder para a concorrência aqueles que já se mostraram especialmente competentes.

Um levantamento realizado junto a mais de 400 organizações pela consultoria De Bernt Entschev Human Capital mostrou que a oferta de planos de saúde é adotada por 74% das companhias. Outros benefícios muito difundidos são o auxílio-refeição (68%), a assistência odontológica e o seguro de vida (ambos com 51%).

Há empresas que oferecem subsídios totais aos benefícios, e outras em que o profissional arca com uma parte do pagamento. Mesmo no segundo caso, as vantagens representadas por esses produtos funcionam como um adicional de salário.

Há também o peso simbólico. Quando uma empresa oferece benefícios, ela mostra que se importa com o bem-estar de seus funcionários e os valoriza como seres humanos.

Há organizações que vão mais longe, e além dos itens mencionados, disponibilizam auxílio-educação, transporte fretado, auxílio-combustível, vale-supermercado, convênios com clubes e academias, auxílio-farmácia e até notebook, carro da empresa e smartphone – estes últimos, em geral, para quem lida com clientes externos.

Outra tendência observada pelos autores do estudo mencionado foi a crescente preocupação dos profissionais com o futuro. Em um país onde a previdência pública se notabiliza pela ineficiência, até os jovens profissionais querem ter uma garantia de que, mais tarde, poderão manter o padrão de vida a que estão acostumados.

Despontam, neste cenário, os planos de previdência privada. As empresas que os ofertam percebem que o índice de retenção de talentos é maior, pois, para o funcionário, não compensa perder o beneficio, que funciona como uma espécie de caderneta de poupança a longo prazo. E, para o contratante, a sensação de segurança é inestimável: trata-se quase de uma garantia de que a prata da casa permanecerá ali até o fim da sua vida profissional.

O potencial desse benefício pode ser verificado com uma simples conta: um trabalhador de 45 anos de idade, que ganhe três mil reais por mês e invista 10% do valor, chegará aos 60 anos de idade com um fundo acumulado de mais de cem mil reais. É uma bela reserva, que dificilmente a pessoa conseguiria juntar se apenas colocasse o dinheiro no banco. Se um trabalhador com essa mesma renda começasse o plano de previdência privada aos 25 anos, sua reserva acumulada aos 60 anos seria de quase R$ 650 mil, o que garantiria uma pensão vitalícia de R$ 2.285. Quanto mais cedo se começa a investir, melhor!

É por isso que hoje, cada vez mais, os executivos de alto escalão negociam a contratação do plano de previdência antes de aceitarem uma oferta de emprego. Dispostos a oferecer o melhor de seu talento para as empresas, eles querem sentir que estão também construindo o próprio futuro.

Publicado em 28/06/2010
(Thiago Luiz Vincoletto – Administradores)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Fusesc participa dos 40 anos da patrocinadora SIM

A Fusesc esteve presente na celebração dos 40 anos da patrocinadora SIM – Caixa de Assistência à Saúde, reforçando a parceria histórica entre as instituições.

Publicação

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação
Conecta