Projeção da inflação permanece em alta

O mercado financeiro voltou a elevar a estimativa de inflação pela 18ª vez consecutiva, passando de 5,54% na semana passada para 5,67% ontem, segundo o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central.
De acordo com o professor de finanças da FGV-EAESP, Fabio Gallo Garcia, este aumento no começo foi devido a fatores sazonais, mas agora o que pesou foi o aumento do consumo.

“A perspectiva de inflação vem crescendo ao longo de 2010. Logo no início do ano os aumentos dos preços foram devido a causas nitidamente sazonais, como alta das mensalidades escolares e do álcool anidro, entre outros. Não se sabia que até aquele momento a pressão inflacionária era devido a outras causa conjunturais.Com o passar dos meses, verificou-se que a inflação estava mais forte e persistente e que era devida ao nível de consumo na economia brasileira. Para convergir o nível de inflação para a meta proposta pelas autoridades monetárias, em sua última reunião, o COPOM elevou a taxa básica de juros da nossa economia para 9,5%, na busca de retirar liquidez do mercado e, assim, forçar a inflação para baixo.”

Também nessa segunda, a FGV divulgou que o IPC-S (Índice de preços ao Consumidor – Semanal) teve alta de 0,47%, valor um pouco menor do que o 0,64% verificado até o dia 15 de maio. Para Gallo, esse índice é pontual e não permite verificar tendências. “Mas a expectativa é que, com a elevação da taxa de juros e outras ações de controle orçamentário, a inflação fique pelo menos dentro da meta, entre 2,5% e 6,5%.”

Com relação ao PIB, o relatório Focus prevê avanço de 6,46% – resultado também influenciado pelo consumo. “O alto nível de consumo é um dos principais fatores que estão impulsionando o crescimento do PIB. Isto é muito positivo porque o Brasil tem que buscar o seu desenvolvimento, diminuindo as suas desigualdades e oferecendo mais oportunidades a todos. No entanto o crescimento de forma desordenada pode levar o país de volta à inflação. Em outros termos, devemos crescer, mas de maneira ordenada com ganhos de produtividade, para evitar que a expansão de demanda ocorra em conjunto com a expansão da oferta.”

Para finalizar, a dica do professor aos consumidores é cautela. “Em momentos de crise e de perspectivas de aumento de juros, o consumidor deve manter seu orçamento familiar sob rigoroso controle, gastando somente o que cabe em suas contas. Financiamentos devem ser adquiridos somente quando houver real necessidade, caso caibam dentro do orçamento. A palavra de ordem é organização.”

Publicado em 26/05/2010
(Executivos Financeiros)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de outubro de 2026

Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí será incorporada

O Banco do Brasil comunicou a Fusesc, nesta data (02/10), que foi aprovada a incorporação da Caixa de Previdência Social do Banco do Piauí (PrevBEP)

Publicação

25 de setembro de 2026

Eleições Fusesc 2026: resultado

A Comissão Eleitoral encerrou o processo de votação e realizou a apuração dos votos do Processo Eleitoral de 2026 em 25 de setembro, com a

Publicação

24 de setembro de 2026

Confira o reajuste 2026 dos benefícios vitalícios

A Fusesc informa que as aposentadorias e pensões vitalícias dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II estão sendo reajustadas na folha de

Publicação

21 de setembro de 2026

Começa hoje o prazo de votação das Eleições Fusesc 2026

Começa hoje a votação das Eleições Fusesc 2026 Começou nesta segunda-feira (21/09) a votação das Eleições Fusesc 2026, conduzida pelo sistema Eleja Online. Os Participantes

Publicação

18 de setembro de 2026

Não localizou a sua senha de votação? Saiba o que fazer!

A Eleja enviou a senha de votação por SMS e e-mail no dia 18/09 (sexta-feira). A senha por WhatsApp será enviada no dia 21/09 (segunda-feira).

Publicação

18 de setembro de 2026

Envio de senhas de votação por SMS e e-mail começou hoje

Teve início nesta manhã o envio das senhas de votação por SMS e e-mail aos Participantes e Assistidos aptos a votar nas Eleições Fusesc 2026.

Publicação
Conecta