Retorno dos Investimentos – dezembro de 2009

Uma conjugação positiva de fatores, aliado a uma forte recuperação dos mercados de renda fixa e, principalmente, o de renda variável, proporcionou excelentes resultados no exercício de 2009 com retorno acumulado de aproximadamente 12,00%.

Isso representa 121,46% da taxa básica de juros (CDI) que, no mesmo período, ficou em 9,88% e superior as metas estabelecidas nas Políticas de Investimentos, que têm como referência a meta atuarial, definida em regulamentos dos planos de benefícios administrados pela Fusesc, com base no INPC + 6% de juros anuais e que, no mesmo período, ficou em 10,42%.

Outra indicação que ratifica a performance dos investimentos dos planos diz respeito ao retorno acumulado nos últimos dois anos que foi de 25,24% diante de uma taxa básica de juros de 23,48% representando 107,50% deste indicador. Este resultado demonstra o acerto na tomada de decisão na alocação dos recursos das reservas previdenciárias, considerando que neste período enfrentamos uma grave crise financeira de proporções mundiais com impactos negativos nos investimentos em geral.

Os retornos alcançados estão em linha com o nível de exposição dos investimentos em renda variável (ações), que atualmente é de 5% dos recursos dos planos devido a fatores prudenciais tais como: as incertezas que caracterizam este segmento, as formas de retiradas dos benefícios pela maioria dos participantes que tem na Fusesc, sua única fonte de renda; a maturidade dos planos; a precocidade dos pedidos de benefícios e a necessidade de elevada liquidez para fazer frente ao volume de pagamentos de benefícios que, somente em 2009, superou a expressiva cifra de R$ 120 milhões de reais.

Concluída a apuração de mais uma excelente rentabilidade anual, registramos nossos agradecimentos aos técnicos da Fundação, aos membros do Comitê de Investimentos e do Comitê de Imóveis, pelo assessoramento irrestrito prestados a Diretoria Executiva na condução dos processos de investimentos.

Clique no link abaixo para acessar o quadro demonstrativo das aplicações e rentabilidade das reservas dos participantes ativos e assistidos na modalidade de renda certa e percentual do saldo de conta dos planos de benefícios administrados pela Fusesc.

Retorno por tipo de aplicação – dezembro de 2009

Publicado em 06/01/2010
Gerência de Investimentos

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Fusesc participa dos 40 anos da patrocinadora SIM

A Fusesc esteve presente na celebração dos 40 anos da patrocinadora SIM – Caixa de Assistência à Saúde, reforçando a parceria histórica entre as instituições.

Publicação

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação
Conecta