Veja como economizar na compra de materiais escolares

ex_12012016141626438954743091

Para quem tem filhos, o ano começa com uma preocupação a mais: a compra de materiais escolares. Não são objetos que custam barato e, como agravante, as crianças normalmente têm preferência pelos que são de marca, de algum personagem ou com alguma característica especial – o que os encarece ainda mais. Pensando nisso, a PROTESTE Associação de Consumidores elaborou a Cartilha do Estudante, com dicas que podem fazer com que os gastos com material escolar não pese tanto no orçamento. Confira algumas delas:

Reaproveite alguns itens do ano anterior: Antes de preparar a lista e comprar os itens necessários, verifique em casa os produtos que sobraram do ano anterior e se podem ser reaproveitados. Itens como estojo, canetinhas, lápis de cor e outros, dependendo da idade de seu filho, podem ser reaproveitados facilmente.

Fracione a compra e compare marcas: Uma boa estratégia pode ser fracionar a compra, comprando alguns itens por semestre – isso funciona principalmente quando o item anterior for possível. Além disso, é importante lembrar que o preço pode variar (e muito) conforme a marca do material. Por exemplo, o conjunto de 24 lápis de cor da Faber-Castell sai por R$ 42,80, enquanto o mesmo conjunto da marca Acrilex chega a custar R$ 18. A mesma dica serve para estabelecimentos: as grandes papelarias normalmente cobram mais caro, enquanto as pequenas têm preços mais acessíveis.

Não leve seus filhos às compras e compre à vista: Para evitar pressões e discussões para a compra de produtos mais caros e “da moda”. Outra opção para baratear o valor total da compra é pagar à vista e negociar descontos ou melhores condições de pagamento.

Saiba seus direitos: As escolas particulares normalmente pedem que os pais comprem, além do material de uso pessoal do aluno, materiais para uso coletivo, como papel sulfite, papel higiênico, copos e talheres descartáveis, etc – e essas exigências são ilegais. Segundo a Lei Federal nº 12.886/13, os custos correspondentes a este tipo de material devem estar incluídos no valor da anuidade escolar. Também estão proibidas de exigir alguma marca de material, com exceção das apostilas fabricadas pela própria escola. Antes de assinar o contrato escolar, os pais também têm o direito de ver a lista de materiais e, caso essa ainda não esteja pronta, pode solicitar a do ano anterior para ter uma ideia.

Fonte: Infomoney

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

10 de julho de 2026

Antecipação de 50% do Abono Anual será paga em julho

A Fusesc informa que os Assistidos que recebem benefício na modalidade Renda Vitalícia terão o pagamento da antecipação de 50% do abono anual realizado neste

Publicação

9 de julho de 2026

Rentabilidade dos planos em junho, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

7 de julho de 2026

Processo Eleitoral Fusesc 2026: confira o Edital

Em reunião realizada no dia 07 de julho, o Conselho Deliberativo da Fusesc aprovou a abertura do Processo Eleitoral 2026 da Fundação. Confira abaixo o

Publicação

26 de junho de 2026

Expediente Fusesc em 29/06

A FUSESC informa que, em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29/06) o atendimento será realizado até às

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Tubarão

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 02 de julho, às 14h, em Tubarão, mais uma edição dos

Publicação

23 de junho de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Criciúma

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 01 de julho, às 14h, em Criciúma, mais uma edição dos

Publicação
Conecta