Política do idoso é uma conquista nacional

Uma das principais conquistas dos idosos no Brasil, na avaliação de especialistas, é a participação cada vez mais ativa deste público na sociedade. É o que aponta a assistente social Gilma Souto Maior, gerente de atendimento ao idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em Campina Grande. “As conquistas vieram a partir da Política Nacional do Idoso, implantada em 1994. Foi o primeiro passo no país. Depois o surgimento do Estatuto veio complementar as leis e garantir os direitos do idoso em todo país”, avalia Gilma.

A assistente social, que atua há cerca de 20 anos no atendimento aos idosos em Campina Grande, se refere à implantação de duas leis federais que inseriram gradativamente os problemas da terceira idade na agenda política. Primeiro veio a Política Nacional do Idoso, implantada em 1994 através da lei n.º 8.842, criando normas para os direitos sociais dos brasileiros com idade superior a 60 anos.

O objetivo central era criar condições para promover a longevidade com qualidade de vida, determinando a execução de ações governamentais em diversos setores como saúde, justiça, trabalho e previdência social. A lei determinava ainda que o idoso não poderia ser vítima de qualquer tipo de preconceito, mas não estabelecia punições para quem transgredisse a lei. “A Política Nacional do Idoso não possuía um caráter punitivo e não estabelecia como deveria ser feita a fiscalização”, aponta.

Só com o Estatuto do Idoso, em vigor desde outubro de 2003 após a aprovação da Lei n.º 10.741, foram estabelecidas penas severas para casos de agressão, abandono ou preconceito. A pena pode chegar a até 12 anos de prisão, por exemplo, em casos de violência ou negligência que provoquem a morte do idoso. O desvio de bens dos idosos, a apropriação indevida da aposentadoria, o abandono em hospitais ou asilos também se tornaram crime, cabendo punição inclusive para os familiares que pratiquem ações deste tipo.

Para o curador dos direitos do cidadão em Campina Grande, promotor Luiz Nicomedes, a Constituição de 1988 foi o marco inicial que possibilitou o surgimento de leis específicas de amparo à terceira idade. De acordo com o curador, alguns tipos de agressões já eram considerados crimes conforme o Código Penal, mas a criação das leis de proteção à terceira tornou a fiscalização mais eficaz.

Publicado em 27/09/2010
(Jornal da Paraíba-26.09)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Rio do Sul

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de maio, às 14h, em Rio do Sul, mais uma

Publicação
Conecta