INSS negocia reajuste de 2011

Previdência convoca aposentados para discutir correção de janeiro para 27 milhões.

O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, tomou a iniciativa de convidar a diretoria da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) para uma reunião, a fim de discutir o reajuste de 27 milhões de segurados do INSS em janeiro do ano que vem. O presidente da Cobap, Warley Martins, vai apresentar amanhã à tarde a pauta de reivindicações da categoria e iniciar as negociações para a correção dos benefícios em janeiro.

Na semana passada, representantes da Cobap participaram de evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cobraram o fato de não terem sido convidados para a negociação das centrais sindicais com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. “Com certeza, o reajuste em 2011 aos aposentados será um dos principais assuntos a serem elencados”, informa a confederação, em nota de divulgação.

Para os aposentados e pensionistas, as prioridades são a concessão do reajuste único para todos no INSS, que recebem o piso previdenciário ou acima do mínimo. Mas eles querem que isso se torne uma política permanente e não somente para 2011.

A recuperação gradual — em cinco anos do valor dos benefícios em salários mínimos equivalentes ao que receberam na data de concessão — está nos princípios do Projeto de Lei 4.434, em tramitação na Câmara. Outro ponto é a extinção por completo do Fator Previdenciário. Hoje, projeto de lei também na Câmara prevê a manutenção do fator, que pode ser substituído pelo critério da fórmula 85/95 (ver explicação abaixo). Para complementar a política de valorização do idoso, eles vão propor ações específicas na área da Saúde, Habitação, Lazer, Turismo, Transporte e Educação.

Fórmula 85/95 será alternativa

Quando o senador Paulo Paim (PT-RS) propôs o fim do fator previdenciário, a bancada governista trouxe uma alternativa ao redutor, mas quis mantê-lo. Se o trabalhador não cumprir os requisitos da fórmula 85/95, ele ficará sujeito ao fator.

A fórmula exige que a pessoa possa se aposentar se conseguir cumprir 85 anos (mulheres) ou 95 anos (homens), somando tempo de contribuição e idade. Isso garantiria o benefício integral. Mas os aposentados querem que o fator seja banido e deixe de ser considerado alternativa a esta fórmula.

Publicado em 26/10/2010
(LUCIENE BRAGA – O Dia Online)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

2 de junho de 2026

Comunicado expediente de Feriado – Corpus Christi

A Fusesc informa que, na quinta-feira, dia 4 de junho, não haverá expediente em razão do feriado de Corpus Christi. Os pedidos de empréstimo realizados

Publicação

28 de maio de 2026

Fusesc apresenta case de distribuição de superávit no 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul

A Fusesc participou do 16º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Foz do Iguaçu

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joaçaba

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 17 de junho, às 09h, em Joaçaba, mais uma edição dos

Publicação

26 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Chapecó

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 16 de junho, às 09h, em Chapecó, mais uma edição dos Encontros

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Joinville

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 08 de junho, às 14h, em Joinville, mais uma edição dos

Publicação

21 de maio de 2026

Encontros Regionais de Previdência e Saúde – Rio do Sul

A Fusesc e a SIM – Caixa de Assistência à Saúde promovem, no dia 28 de maio, às 14h, em Rio do Sul, mais uma

Publicação
Conecta