A crise e seus efeitos

Alta da poupança do governo seria providencial para elevar o grau de proteção do Brasil contra os respingos de uma recaída na economia global
A queda de quase 13% do real desde o início de setembro impressiona pela rapidez. Desde 2010, o governo vinha adotando medidas cada vez mais fortes para conter a alta do real. Mais recentemente interveio no mercado de derivativos, onde se fecham contratos e se especula sobre o valor do dólar no futuro.

Essas medidas vinham conseguindo limitar o ritmo da valorização, sem inverter seu curso. Eis que, no mês passado, surgiu a mudança doméstica mais propensa a afetar a trajetória do real -a queda nos juros básicos do Banco Central.

A decisão do BC inseriu dose extra de incerteza nas contas de agentes financeiros. Em que medida o governo brasileiro perseguirá juros mais baixos a despeito do controle da inflação e do gasto público?

Não se podem menosprezar, igualmente, as alterações no quadro global. Não resta mais sombra de dúvida de que as perspectivas de crescimento dos países centrais, já esquálidas, tendem a piorar. As esperanças de retomada na segunda metade deste ano foram frustradas.

Com o pessimismo em alta, a resistência das nações emergentes começa a ser questionada. O agravamento da crise europeia tem tornado menos distante um cenário de nova derrocada financeira e já se vislumbra um corte de juros na próxima reunião do Banco Central Europeu. Ontem o FMI revisou mais uma vez para baixo sua estimativa acerca do crescimento mundial em 2011, e países como China, Índia e Brasil não escaparam do corte.

É certo, por outro lado, que permanecem razões de fundo para a sustentação do real forte. No comércio externo, o alto preço das mercadorias mais vendidas pelo Brasil continua a impulsionar exportações. Até meados de setembro, o saldo acumulado em 2011 superava US$ 23 bilhões (maior que o de 2010 inteiro). Na conta corrente (a soma de todas as transações, inclusive financeiras, com nações estrangeiras), o deficit de 2011 pode ficar aquém de US$ 50 bilhões -valor baixo, inferior a 2% do PIB.

O mais importante, neste momento de instabilidade, é que as autoridades brasileiras se preparem para responder de pronto aos efeitos da crise global que ameacem a atividade e as finanças domésticas.

Aumentar a poupança do governo seria providencial, mas os sinais de Brasília vão no sentido contrário.

Publicado em 21/09/2011
(Folha de S.Paulo)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

1 de setembro de 2026

Hotsite das Eleições Fusesc 2026 já está no ar

A Fusesc lançou o hotsite das Eleições Fusesc 2026, canal oficial que reúne todas as informações do processo eleitoral deste ano. Na página, Participantes e

Publicação

28 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026: saiba como será a votação

A votação das Eleições Fusesc 2026 ocorrerá entre 21 e 25 de setembro de 2026. A Entidade contratou o sistema Eleja Online, para realizar a

Publicação

27 de agosto de 2026

Hotsite das Eleições Fusesc 2026 será lançado na próxima segunda-feira (31/08)

A Fusesc lançará, no dia 31 de agosto, o hotsite das Eleições Fusesc 2026, canal oficial que vai concentrar todas as informações do processo eleitoral,

Publicação

24 de agosto de 2026

Jornal Fusesc: edição especial de Eleições 2026 traz as propostas das chapas

Já está disponível a edição especial do Jornal Fusesc Comunica dedicada às Eleições 2026. A publicação destaca as propostas das chapas concorrentes e seus candidatos.

Publicação

12 de agosto de 2026

Rentabilidade dos planos em julho, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação

3 de agosto de 2026

Eleições Fusesc 2026 – conheça as chapas inscritas

Hoje, 3 de agosto, às 16h, a Comissão Eleitoral da Fusesc realizou o sorteio do número das chapas inscritas no Processo Eleitoral 2026. O prazo

Publicação
Conecta