Notícias

Quase 6 mil pessoas requereram a aposentadoria após receber aviso do INSS

| Notícias

Seis meses depois que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a enviar às pessoas um comunicado informando a aptidão para a aposentadoria, 5.894 brasileiros requereram o benefício.
O número equivale a 70% dos 8.431 segurados que receberam o documento entre julho e dezembro do ano passado, segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social. Para o INSS, o número é um importante indicador da eficácia do serviço.

Homens e Mulheres
Do total de pessoas que solicitaram a aposentadoria após receber o aviso do Instituto, 3.621 eram mulheres e 2.273 homens.

Os números representam 71,1% das mulheres que receberam o Aviso para Requerimento do Benefício, como é chamada a carta enviada aos futuros aposentados, e 68,2% dos homens.

A Previdência Social está enviando a correspondência aos homens que completam 65 anos e às mulheres que completam 60. Em ambos os casos é preciso ter 180 contribuições feitas ao INSS.

Informações e segurança
A carta, enviada no mês anterior ao que o segurado completa a idade mínima para requerer o benefício, possui um código de segurança para que a pessoa se certifique de que a correspondência foi realmente emitida pelo INSS.

A confirmação de autenticidade pode ser feita no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou pelo número 135. Além do código de segurança, podem ser solicitados outros dados do beneficiário.

Caso tenham interesse, os segurados que receberem a carta podem agendar o requerimento de sua aposentadoria por idade a partir da data de seu aniversário

Publicado em 03/02/2010
site Infomoney – http://www2.uol.com.br/infopessoal/

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS