O exercício de 2010 deve ser caracterizado pela gradual retomada das economias globais. Na média, a expectativa dos economistas é de que o PIB mundial registre um crescimento médio de 3,5% e que o Brasil deverá apresentar um crescimento superior a 5%.
Apesar das boas perspectivas, as notícias veiculadas a respeito das medidas de controle do crédito bancário no mercado chinês, aliada às propostas do governo americano sobre uma maior tributação do sistema financeiro provocaram uma mudança na percepção do mercado sobre o efeito dessas medidas nos ativos financeiros.
Nesse contexto, o Ibovespa, depois de uma trajetória de alta forte, com valorização acumulada de 82,64% no ano de 2009, caiu 4,65% no primeiro mês de 2010, sendo o pior desempenho do índice desde outubro de 2008. Essa queda repercutiu nos demais segmentos do mercado financeiro.
Em vista dos aspectos apresentados, os retornos dos investimentos dos planos de Benefícios I, Multifuturo I e Multifuturo II administrados pela Fusesc devem ficar entre 0,53% e 0,55% representando aproximadamente 80% da rentabilidade do certificado de depósito interbancário (CDI), que no mês foi de 0,66%.
Lembramos que os investimentos realizados pela Fundação acompanham as tendências do mercado financeiro, em razão disso o resultado do retorno de janeiro não reflete as estratégias adotadas na política de investimentos da entidade, que apontam para um retorno acumulado de aproximadamente 14% no exercício de 2010.
Publicado em 05/02/2010
Área de Investimentos










