A ginástica laboral contempla exercícios que ajudam a manter a postura correta, prevenir lesões por esforço repetitivo e aliviar o estresse. Apesar de surgirem dúvidas em algumas empresas sobre a viabilidade de sua aplicação à rotina da organização, não há grandes mistérios. Mas há, com certeza grandes vantagens. Conheça os principais benefícios da ginástica laboral e veja como é simples de implementar na sua empresa:
Diminuição dos Afastamentos – Com o bom ambiente de trabalho e o aumento da atenção conquistados através da ginástica laboral, ocorre a redução do número de acidentes e afastamentos por problemas de saúde. A manutenção das pausas e dos exercícios físicos garante menor custo ao empregador que não terá que arcar com os tributos financeiros gerados por acidentes ou afastamentos médicos.
Prevenção de Doenças Laborais – A postura inadequada na hora de trabalhar e as repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). As atividades físicas e alongamentos proporcionados pela ginástica laboral, previnem a ocorrência de diversas doenças relacionadas à rotina de trabalho.
Redução da Fadiga – Uma das funções dos exercícios de ginástica laboral é a melhora do condicionamento físico, e com este melhor condicionamento vem o benefício da redução da fadiga e do cansaço no final do expediente. As pausas ocorridas para realização de alguns exercícios ao longo do dia de trabalho também reduzem a fadiga visual gerada pelo uso constante de computadores – e a fadiga mental.
Alívio das Tensões – O alongamento e o fortalecimento dos músculos proporcionam alívio para as tensões geradas no ambiente de trabalho. Assim, a ginástica laboral atua no alívio das dores musculares e proporciona um ambiente descontraído, desfazendo situações de estresse entre a equipe.
Aumento da Produtividade – As pausas realizadas ao longo da jornada diária proporcionam bem-estar e aumentam o foco do trabalhador. Com isso, o funcionário se sente mais motivado e concentrado para desenvolver as atividades, aumentando sua produtividade.
Como implementar a ginástica laboral na sua empresa
A ginástica laboral pode ser praticada no próprio posto de trabalho de cada um, o que, inclusive, contribui para a adesão dos colaboradores e o caminho mais fácil é contratar uma empresa capacitada e especializada no assunto, que, vai cuidar de todas as etapas de implementação, realização e monitoramento da atividade. Geralmente, a empresa contratada fica responsável por organizar as aulas e adequá-las de acordo com a realidade e os objetivos da organização.
Caso a sua empresa não tenha disponibilidade financeira para contratar uma empresa terceirizada, existem alguns exercícios simples com os quais que você mesmo pode elaborar uma boa aula de ginástica laboral. O ideal é instruir os colaboradores que, além de participar do momento da ginástica em grupo, façam pequenas pausas durante o dia.
Fonte: Realiza










