A crise causada pela pandemia do novo coronavírus está afetando diversos aspectos da nossa vida – inclusive o econômico. Com diversos setores da economia parados ou funcionando parcialmente, ninguém sabe o que vai acontecer nos próximos meses. Por isso, é importante dar uma atenção especial nas suas economias nesse período para não passar apuros. Abaixo, cinco dicas para você economizar nesse momento:
Planeje – Antes de mais nada, é importante colocar seus gastos e sua renda no papel para fazer um planejamento bem feito. Considere tudo o que entra e o que sai para ver qual é a sua real situação. Isso pode parecer óbvio, mas muita gente passa sufoco apenas por não saber bem quais são os números certos de suas rendas e gastos. Ter isso registrado ajuda muito na hora de tomar decisões em relação ao seu dinheiro.
Corte gastos – Esse é o momento de gastar o menos possível. Por isso, gastos que não são essenciais e podem ficar para depois devem ser retirados das suas despesas e da sua família. Não é preciso muito esforço: você pode trocar, por exemplo, a TV a cabo por um streaming de sua preferência. Dessa forma, você consegue guardar dinheiro sem fazer grandes sacrifícios, algo que será muito positivo lá na frente.
Guarde dinheiro – Guardar dinheiro deve ser o principal objetivo nesse momento. Uma boa dica é separar a porcentagem da sua renda que você quer guardar e fazer isso antes de começar a pagar contas e fazer compras. Dessa forma, você garante que esse dinheiro não será usado para outros fins e estará lá no fim do mês.
Use bem possíveis rendas extras – Ganhou um bônus? Conseguiu uma renda extra inesperada? Fazer bom uso desse dinheiro pode fazer toda a diferença. É claro que nem sempre é possível guardar esse dinheiro e as contas falam mais alto. Porém, se não tiver nenhum gasto urgente para ele, guarde o máximo possível para aquela emergência lá na frente.
Evite o cartão de crédito – A melhor forma de economizar dinheiro é fugir dos juros do cartão de crédito e do cheque especial. Sempre que possível, pague as coisas em dinheiro ou no débito e parcele apenas em último caso. Os juros do cartão podem parecer insignificantes a princípio, mas rapidamente podem se tornar uma bola de neve difícil de parar. Evitando estes gastos, você não gasta sua renda de forma irresponsável.
Fonte: Cieepr











