Notícias

Últimos dias para realizar a alteração do percentual de contribuição e de benefício

| Notícias, Publicações

Até 30/11 é possível realizar a alteração de percentual.

Assistidos podem alterar o percentual de retirada do benefício;

Participantes podem alterar o percentual de contribuição ao seu plano de previdência complementar.

Revisar a sua escolha é uma ação que deve ser realizada anualmente, e feita com bastante cuidado, pois a longevidade está cada vez maior e é necessário levar isso em consideração na hora de fazer a opção em ambos os casos.

É sempre importante avaliar o cenário econômico atual e o aumento da longevidade, com o objetivo de preservar o benefício por um tempo maior. Afinal, quanto mais alto o percentual de retirada em relação ao retorno dos investimentos, menor será o saldo total de conta.

Para analisar uma alteração, é fundamental considerar a situação financeira familiar, acompanhar o retorno dos investimentos do plano, considerar as possíveis oscilações do mercado financeiro. Assim, a decisão de mudar ou não será tomada com mais tranquilidade.

Atenção: 

  • Caso não queira promover a alteração, não há necessidade de manifestação, será automaticamente mantido o percentual atual em 2023;
  • Caso queira alterar, o novo percentual solicitado entrará em vigor a partir do benefício recebido em janeiro de 2023;

Cenário macroeconômico em 2023

De acordo com pesquisa realizada pelo Banco Central do Brasil, com integrantes do Mercado Financeiro Brasileiro, para o próximo ano existe uma indicação de manutenção da taxa básica de juros da economia (Taxa Selic) em 13,75% até meados do ano, com possibilidade de queda a partir do segundo semestre, desde que o Bacen julgue que a inflação esteja controlada. Essa taxa indica uma rentabilidade mensal próxima de 1% ao mês para as aplicações no segmento de renda fixa. A mesma pesquisa revela também que a expectativa de inflação (IPCA) para o ano de 2023 é de aproximadamente 5%.

Os planos administrados pela Fusesc mantem aplicações em diversos segmentos, considerando os cenários possíveis de ganhos em Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis, Empréstimos a Participantes e Investimentos Estruturados. A meta é alcançar em 2023, uma rentabilidade consolidada entre 12% e 13% no ano, podendo variar para mais ou para menos dependendo da performance de cada mercado de aplicação.

Os planos administrados pela Fusesc mantem aplicações em diversos segmentos, considerando os cenários possíveis de ganhos em Renda Fixa, Renda Variável, Imóveis, Empréstimos a Participantes e Investimentos Estruturados.

Os Assistidos podem clicar aqui para saber mais e conferir o passo a passo da alteração.

E os Participantes Ativos podem clicar aqui.

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS