Estudo da PREVIC analisou dados de 246 entidades de previdência complementar. Fusesc é a mais eficiente no grupo de entidades de mesmo porte e complexidade com patrocínio público.
A Fusesc foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como a Entidade Fechada de Previdência Complementar mais eficiente entre seus pares com patrocínio público no Brasil. O Índice de Eficiência Operacional (IEFO), calculado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), é um dos destaques do Relatório das Despesas Administrativas das Entidades de Previdência, publicado em 2025. Ele avalia a qualidade e a economicidade da gestão, conforme o porte e complexidade de cada uma das organizações participantes.
O estudo analisou informações de 246 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e apontou que as despesas administrativas da FUSESC estão abaixo do esperado para seu porte e complexidade. O percentual de despesas administrativas sobre o total de ativos financeiros administrados da entidade foi de apenas 0,40%.
De acordo com Luiz Aurélio de Oliveira, Diretor Superintendente da Fusesc, os índices apontados no relatório refletem o compromisso da entidade com a eficiência operacional. “Estamos cumprindo o que propomos no planejamento estratégico, buscando maior eficiência administrativa, a fim de entregar resultados consistentes para nossos participantes, além de garantir a sustentabilidade e excelência dos nossos serviços. Estamos com resultados muito bons, considerando o nosso porte no segmento de patrocínio público”, avalia.
Para Carlos Eduardo Pitz, Diretor Financeiro e Administrativo, a estratégia dos últimos anos está gerando os resultados esperados com relação à eficiência administrativa da Fusesc. “Estamos otimizando recursos, com foco em inovação para fazer mais com menos, com base em um planejamento sólido, a fim de alcançarmos os objetivos de longo prazo. Os resultados dos últimos dois relatórios da PREVIC atestam esse esforço”, destaca.










