Notícias

Educação financeira: vamos plantar sementes para o futuro, feliz Dia das Crianças!

| Notícias, Publicações

A educação financeira é uma habilidade valiosa que nos ajuda a prosperar ao longo da vida. Para celebrar o Dia das Crianças, trouxemos dicas de quatro livros que ensinam princípios financeiros de maneira divertida e educativa. Confira:

Almanaque Maluquinho – Para que dinheiro? – Autor: Ziraldo

Junim e a Turma do Menino Maluquinho se veem às voltas com dificuldades para administrar mesadas, despesas, cofrinhos e compras. São sete histórias em quadrinhos e seis curiosidades que tratam do surgimento da moeda, da origem do salário, do funcionamento dos bancos e de como fazer um orçamento doméstico.

A menina, o cofrinho e a vovó – Autora: Cora Coralina

Uma avó decide fazer doces para vender. Determinada, vai driblando as dificuldades: a falta de um tacho de cobre, a falta de lenha etc. Para melhorar a produção, ela compra uma geladeira usada, a prazo. Sua neta vai visitá-la, abre o cofrinho e dá todo o dinheiro para ela pagar as prestações. Uma história de afeto e gratidão!

Como se fosse dinheiro – Autora: Ruth Rocha

Todos os dias, Catapimba comprava um lanche na hora do recreio, mas o dono da cantina nunca tinha troco e entregava balas ao menino. Um dia, o garoto teve uma ideia… levou uma galinha para pagar Seu Lucas. Foi uma confusão danada.

O pé de meia mágico – Autor: Álvaro Modernell

Este livro mostra a rotina de dois irmãos muito amigos, mas que pensam e agem de maneira diferente. Eles têm a oportunidade de aprender sobre educação financeira, e cada um escolhe seu caminho. A história estimula crianças a guardar e cuidar dos brinquedos e a poupar parte do dinheiro que ganham, mostrando as vantagens de agir assim.

A educação financeira é um presente que dura a vida inteira. Ao compartilhar esses livros com as crianças, você está investindo no futuro delas.

 

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS