Quando o assunto é dinheiro, tudo é uma questão de disciplina e, quem consegue isso, pode dormir tranquilo. A Educação Financeira é fundamental para participarmos de um estilo de vida baseado na poupança, mas nunca se esquecendo de que o dinheiro só tem valor realmente quando nos deixa mais felizes e com uma com uma qualidade de vida melhor. Economizar, portanto, deve ser para algo fundamental no nosso projeto de vida como casa própria, estudos ou férias.
Poupar exige disciplina, esforço e monitoramento das despesas. A persistência é fundamental para que os objetivos e metas sejam alcançados e em muitos casos há necessidade de uma mudança de hábitos.
Quem é educado financeiramente sabe que não basta apenas guardar o dinheiro que sobra no final do mês, mas ao longo do tempo, que ele deve gerar algum tipo de renda.
Iniciado este processo, chega a hora de investir, o que nada mais é do que empregar o dinheiro poupado em aplicações que rendam juros ou outra remuneração, como a caderneta de poupança ou os planos de previdência privada que são boas escolhas. Investir certo é tão importante quanto poupar, pois todo o esforço de diminuir despesas pode ser desperdiçado quando mal investido.
Nestas horas, devido a opções em demasia para comparar, tendemos a confiar nos conselhos de amigos e familiares, o que significa dicas nem sempre técnicas, prestando-se mais atenção nos ganhos do que nas possibilidades de perdas.
Contudo, em todos os níveis de rendas, quem aprende a poupar no presente para usufruir no futuro e faz aplicações adequadas, tem um diferencial real ao seu favor, dificilmente necessitando contrair dívidas para realizar seus sonhos.
Fonte: A Escolha Certa











