– Evitar viajar no final de semana. Se puderem viajar na segunda ou terça, as tarifas são melhores;
– Verificar as taxas de embarque, que são as mesmas, com ou sem promoção, porém, alguns sites indicam os preços sem taxas e depois temos uma surpresa;
– Verificar tempo de voo, escalas e conexões. O barato pode sair caro! Já é difícil para adultos, imaginem com crianças: sair de madrugada, fazer 2 ou 3 paradas, conexões de 5 h, etc… Pode ser que não existam opções, mas se puderem evitar essas situações, melhor.
Milhagem: aproveitar as promoções que pedem menos milhas. Aqui também vale se cadastrar nos sites para receber as promoções.
Viajar de ônibus ou trem
Nas viagens de ônibus, as crianças até 5 anos não pagam se viajarem no colo dos pais ou acompanhantes. As viagens de trem são menos frequentes no Brasil, mas na Europa, as crianças com menos de 4 anos não pagam (mas não tem lugar reservado), e de 4 aos 12 anos, elas tem 50% de desconto na tarifa adulta.
Hospedagem
Em muitos hotéis e pousadas crianças não pagam até os 5, 6 anos. Alguns hotéis permitem a gratuidade para crianças somente até os 2 ou 3 anos, mas ainda bem, estes são a minoria. Após os 5 anos, muitos cobram 30% pela cama extra.
Existem muitas promoções com gratuidade para crianças até 12 anos, ou até mesmo para 2 crianças até 12 anos no mesmo quarto de dois adultos pagantes.
Outra opção em conta e prática com crianças são os apart hotéis com cozinhas, ou até alugar um apartamento, em vez de ficar em hotel.
Refeições
Crianças não comem muito, por isso, é sempre interessante quando existem menus infantis, mais baratos e com menos comida. Ou, crianças pequenas podem até dividir o prato com os pais.
Passeios
Crianças muitas vezes não pagam entrada em monumentos turísticos até os 5, 6 anos. Depois, pagam meia-tarifa até os 12 anos.
Na França e Europa, os museus são gratuitos para as crianças até os 18 anos. Nos Estados Unidos, até os 16 anos.
Abusar dos programas gratuitos como ir a parques e parquinhos, praias, conhecer curiosidades locais, ir a Museus e Galerias com entrada franca…crianças não são exigentes, pouco as diverte!











