Previc deve ser instalada nesta semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá instalar nesta semana a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), segundo divulgou coluna do portal de notícias iG. A instalação da nova entidade, que irá substituir a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), acontecerá na quinta-feira (21), quando, de acordo ainda com a coluna, também será nomeada a primeira diretoria do órgão.

A Lei n° 12.154, que cria a Previc, foi sancionada no final do ano passado. A agência reguladora ficará encarregada de fiscalizar e supervisionar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar. A nova entidade será um órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social, mas com autonomia administrativa, financeira e patrimônio próprio. Além disso, terá um quadro de funcionários próprio e será gerida por uma diretoria colegiada, composta por um diretor-superintendente e quatro diretores. O corpo técnico da Previc será formado por auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB), além de servidores públicos do Ministério da Previdência Social. Sua receita será constituída de dotações consignadas no Orçamento da União, de recursos provenientes de convênios, acordos e contratos celebrados com entidades, organismos e empresas, do produto da arrecadação de multas, entre outras fontes.

A ANFIP sempre acompanhou atentamente as discussões e debates em torno da proposta de recriação do novo órgão. A entidade chegou a apresentar emendas ao projeto com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar alguns pontos da proposta, permitindo maior controle e transparência ao sistema. As proposições foram elaboradas por um grupo de trabalho formado por associados da entidade especializados em Previdência Complementar.

No Congresso Nacional, a ANFIP acompanhou diversas audiências nas comissões para a análise do projeto de lei que recriava a autarquia. Além disso, em reuniões realizadas com autoridades competentes, a entidade sempre defendeu a aprovação do projeto e a manutenção da competência dos auditores-fiscais da RFB para a fiscalização das atividades e fundos das entidades fechadas de previdência complementar e dos Regimes Próprios de Previdência Social.

Publicado em 18/01/2010
(Anfip)

Compartilhe este conteúdo

Compromisso com você, em todos os momentos

A Fusesc trabalha todos os dias para garantir sua tranquilidade financeira, com transparência, ética e foco no longo prazo. Conte com uma entidade que cuida do seu futuro com responsabilidade hoje, amanhã e sempre.

Conteúdos relacionados

5 de maio de 2026

Alteração do percentual de contribuição poderá ser solicitada de 01/05 a 31/05

Até 31 de maio, os Participantes têm a oportunidade de ajustar o percentual de contribuição. A alteração será aplicada a partir de julho. Aproveite esse

Publicação

30 de abril de 2026

RAI 2025

Acesse o Relatório Anual 2025.

Publicação

29 de abril de 2026

Fusesc publica Relatório Anual 2025

O Relatório Anual de Informações do exercício de 2025, dos Planos de Benefícios I, Multifuturo I, Multifuturo II está disponível para leitura e download no

Publicação

28 de abril de 2026

Feriado – Dia do Trabalho (01/05)

A Fusesc informa que, em razão do feriado do Dia do Trabalho, não haverá expediente na sexta-feira, 1º de maio. Os empréstimos contratados após a

Publicação

16 de abril de 2026

Feriado de Tiradentes: confira o expediente da Fusesc

A Fusesc informa que no dia 21/04 (terça-feira) não haverá expediente em razão do feriado de Tiradentes. Os empréstimos contratados nos dias 20 e 21/04 serão

Publicação

15 de abril de 2026

Rentabilidade dos planos em março, confira o podcast com a equipe Fusesc

Além das Lâminas de Rentabilidade completas de cada Plano, você também pode conferir mensalmente no nosso podcast Fala Fusesc informações a respeito da rentabilidade dos

Publicação
Conecta