O brasileiro está vivendo cada vez mais. A expectativa de vida passou de 69,66 anos para 72,86 anos. Esse dado significa que os cidadãos nascidos em 2008 esperariam viver, em média, 3 anos, 2 meses e 12 dias a mais do que os nascidos em 1998.
Os números revelam uma nova tendência e devem apontar políticas específicas do governo para a terceira idade. São brasileiros com mais de 60 anos que necessitam de atenção especial.
Segundo previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de idosos. Com a melhoria na qualidade de vida e cada vez mais disposição, eles estão voltando ao mercado de trabalho.
Proposta aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e encaminhada à Câmara permite aos aposentados que voltarem a trabalhar em local diferente de onde encerraram a carreira movimentar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS).
Os saques poderão ser feitos a cada 12 meses ou quando o contrato for rescindido. Outra mudança proposta é a redução, de 70 anos para 65 anos, da idade mínima para que o idoso poss sacar recursos do fundo.
Atenta aos anseios da categoria, a Caixa Econômica Federal já reconheceu o direito à movimentação aos aposentados que continuam trabalhando na mesma empresa. Sendo um dos objetivos do fundo propiciar melhoria na qualidade de vida do cidadão, os aposentados que retornam às atividades não podem ficar de fora.
Esse é mais um instrumento de auxílio à população em situações de eventual dificuldade financeira, decorrente, por exemplo, de longos períodos de inatividade.
Publicado em 26/05/2010
(Moreira Franco – O Dia Online)










