Notícias

O radar da rentabilidade da Fusesc

| Notícias, Publicações

Estudo prévio indica que a rentabilidade dos Planos Fusesc superou o mercado em 2024.

Dados publicados hoje (17/01) pela Áditus Consultoria mostram que os três planos de benefícios da Fusesc devem fechar 2024 entre os 25% melhores entre seus pares de mercado.

O estudo levou em consideração 651 Planos de Previdência Complementar administrados por 138 Entidades Fechadas.

O Plano de Benefícios I encerrou o ano com rentabilidade de 9,57% frente a mediana de 9,17% dos Planos tipo BD (Benefício Definido).

Os Planos Multifuturo I e II obtiveram um retorno 7,93 e 7,55% no ano, frente a uma mediana de 6,7% entre os 168 Planos tipo CV (Contribuição Variável).

No mês de dezembro, mais da metade dos Planos CV da amostra obtiveram rentabilidade negativa. Enquanto os planos Mutifuturo I e II obtiveram uma rentabilidade de 0,38% e 0,31%, a mediana dos Planos CV foi negativa, -0,14%.

De acordo com Carlos Eduardo Pitz, Diretor Financeiro e Administrativo, uma das variáveis que resultou em grande diferença de rentabilidade entre os Planos BD e CV foi marcação à mercado de títulos públicos. Diferente dos Planos BD, desde 2022 os planos CV não puderam contabilizar a rentabilidade de novos investimentos nesses papéis pelo preço de aquisição. Por esse motivo, Planos CV com esse tipo de ativo na carteira estiveram mais sujeitos ao risco de mercado, ou seja, caso um Plano BD e um Plano CV tivessem carteiras de investimentos idênticas chegariam ao final de 2024 com rentabilidades diferentes.

O estudo publicado pela Áditus Consultoria é considerado uma prévia do resultado agregado do mercado de previdência complementar fechado, cujos números oficiais serão conhecidos após o primeiro trimestre de 2025.

A  Aditus é referência em serviços de consultoria de investimentos no segmento de Previdência Complementar e demais investidores institucionais no Brasil, com histórico de atuação de mais de 20 anos no mercado financeiro.

 

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS