Notícias

Estimativa de retorno dos investimentos – outubro de 2009

| Notícias

Em outubro de 2009 o retorno dos investimentos dos planos (Benefícios I, Multifuturo I e II), administrados pela Fusesc, deverá ficar entre 0,72% e 0,76%, representando desempenhos de aproximadamente 108% do certificado de depósito interbancário (CDI), que no mesmo período foi de 0,69%. De janeiro a setembro de 2009 o retorno acumulado está em 9,27% (média mensal de 0,89%), representando 111% da taxa CDI, que no mesmo período foi de 8,37%.

Contribuíram positivamente para o retorno do mês, as aplicações em renda variável (ações) mantidas na carteira própria com 1,28%, as operações de empréstimos a participantes, com retorno de 1,08%, as NTNBs – notas do tesouro nacional – série b, indexadas ao IPCA, com retorno de 0,98%, a carteira de imóveis com retorno de 1,77%,os depósitos a prazo com garantia do FGC, com retorno de 0,77% e as LFTs – letras financeiras do tesouro nacional com retorno de 0,69%, todas superando a taxa CDI. Por outro lado, ficaram abaixo da taxa CDI as aplicações em fundos multimercados abertos alocados na carteira própria com retorno de 0,50% e as aplicações na carteira terceirizada, Fics multimercados exclusivos com retorno de 0,65% e as aplicações iniciadas na 2ª quinzena de outubro em renda variável – ações, com retorno negativo de 0,21%.

O retorno dos investimentos ficou em linha com a meta de retorno estabelecida na Política de Investimentos 2009/2013 dos planos de benefícios. O Ibovespa, depois de uma trajetória de alta forte, com valorização acumulada de 9,30% entre os dias 01 a 19 não resistiu a imposição fiscal decretada pelo Governo Federal, de taxar as entradas de recursos externos com 2% de IOF e passou a cair fechando outubro com valorização de apenas 0,05%. Os títulos de renda fixa também foram afetados pela medida, os prêmios dos contratos futuros de juros, realizados na BM&F (Bolsa Mercantil e de Futuros), também se elevaram, com os investidores exigindo maiores taxas para compensar o IOF.

Clique no link abaixo para acessar o quadro demonstrativo das aplicações e rentabilidade das reservas dos participantes ativos e assistidos na modalidade de renda certa e percentual do saldo de conta dos planos de benefícios administrados pela Fusesc.

Rentabilidade por tipo de aplicações – outubro de 2009.

Publicado em 05/10/2009

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS