Notícias

Mais lares são mantidos por aposentados

| Notícias

Oito em cada 10 idosos do País sustentam os lares em que vivem. Pesquisa do Bradesco Vida e Previdência constatou que 80% das pessoas entre 55 e 73 anos de idade são os provedores de suas casas, enquanto o restante é sustentado por parentes. O levantamento Longevidade Brasil, que entrevistou 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, também demonstrou que, na classe C, idosos aposentados ou pensionistas mantêm 82% das residências. Na classe A, o percentual fica em 80%. Na B, é 76%.

José Carlos Libânio, cientista social responsável pelo estudo, explica a importância dos benefícios do INSS nas classes mais baixas. “Poder contar com uma renda certa e segura faz toda a diferença. A partir da aposentadoria, a renda se torna constante, o que antes podia não acontecer”, avalia.

A Previdência Social mudou a estrutura dos lares, que viam os idosos como um peso. Hoje, são arrimo de família. Muitas vezes, o aposentado não é o mantenedor da casa, mas ajuda na criação ou na educação de netos. João dos Santos Coimbra, 78 anos, é um deles. “Ajudo a pagar os estudos de meus dois netos. É a garantia da educação deles”, diz o fiscal de rendas aposentado.

Coimbra retrata a nova terceira idade, que não se conforma em ficar em casa, sem fazer nada. Ele é estudante do 8º período de Direito da Estácio — Campus Madureira — e diz que está feliz com a opção.

Publicado em 29/10/2009
Jornal O Dia

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS