Notícias

Idosos e produtivos

| Notícias

O idoso pode ser parte significativa da força de trabalho. Foi o que constatou pesquisa realizada pelo Banco HSBC e pelo Oxford Institute of Ageing em 21 países do mundo, entre os quais o Brasil. Intitulada O Futuro da Aposentadoria – a Nova Terceira Idade, a pesquisa mostra que, mais longevos, com a saúde em boas condições e prontos para encarar novos desafios, os idosos se tornaram importante fonte de sustento das famílias. São grandes pagadores de impostos e consumidores dos mais exigentes.

A maior disposição para a vida está levando os trabalhadores a refutar a aposentadoria precoce. Dos entrevistados, somente 12% esperam a aposentadoria antecipada. Muitos estão repensando, se podem ou querem seguir os passos de seus pais e deixar o mercado de trabalho tão cedo, num momento em que ainda são bastante produtivos. Em todas as economias pesquisadas, 67% das pessoas com mais de 60 anos que continuam trabalhando afirmaram que o fazem por vontade própria.

Na avaliação da professora Sarah Harper, diretora do Oxford Institute, a pesquisa mostra que a contribuição dos idosos para a economia vai além dos contracheques que recebem, seja como trabalhadores da ativa, seja como aposentados. Essas pessoas são um ativo extraordinário para a sociedade e não um peso.

Empresas como supermercados, por exemplo, costumam ter em seu quadro de funcionários pessoas da terceira idade para atender com prioridade os clientes dessa faixa etária. Outro setor que se beneficia com a disposição dos idosos é o turismo. Liane Comassetto, gerente da Planalto Turismo, de Santa Maria, diz que a empresa investe em roteiros voltados a esse público.
– São pessoas que primam muito pela segurança do transporte e não abrem mão de assistência personalizada. Elas gostam de ter uma pessoa que os acompanhe nos aeroportos, nas casas de câmbio e nos passeios do dia a dia – explica a gerente.

Para atender a esses clientes, Liane diz que empresa contrata guias com mais de 60 anos e mantém vários funcionários que já teriam condições de se aposentar, mas preferem continuar ativos. A aposentada Solange Silva, 61 anos, por exemplo, descobriu na nova atividade não apenas diversão, mas também uma fonte de renda.
– Para esses colaboradores tão importantes, prestamos uma cerimônia de homenagem anualmente – afirma Liane. (

Publicado em 16/11/2009
Clipping AssPreviSite – SABRINA SIQUEIRA – Zero Hora

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS