Notícias

Retorno dos Investimentos – dezembro de 2009

| Notícias

Uma conjugação positiva de fatores, aliado a uma forte recuperação dos mercados de renda fixa e, principalmente, o de renda variável, proporcionou excelentes resultados no exercício de 2009 com retorno acumulado de aproximadamente 12,00%.

Isso representa 121,46% da taxa básica de juros (CDI) que, no mesmo período, ficou em 9,88% e superior as metas estabelecidas nas Políticas de Investimentos, que têm como referência a meta atuarial, definida em regulamentos dos planos de benefícios administrados pela Fusesc, com base no INPC + 6% de juros anuais e que, no mesmo período, ficou em 10,42%.

Outra indicação que ratifica a performance dos investimentos dos planos diz respeito ao retorno acumulado nos últimos dois anos que foi de 25,24% diante de uma taxa básica de juros de 23,48% representando 107,50% deste indicador. Este resultado demonstra o acerto na tomada de decisão na alocação dos recursos das reservas previdenciárias, considerando que neste período enfrentamos uma grave crise financeira de proporções mundiais com impactos negativos nos investimentos em geral.

Os retornos alcançados estão em linha com o nível de exposição dos investimentos em renda variável (ações), que atualmente é de 5% dos recursos dos planos devido a fatores prudenciais tais como: as incertezas que caracterizam este segmento, as formas de retiradas dos benefícios pela maioria dos participantes que tem na Fusesc, sua única fonte de renda; a maturidade dos planos; a precocidade dos pedidos de benefícios e a necessidade de elevada liquidez para fazer frente ao volume de pagamentos de benefícios que, somente em 2009, superou a expressiva cifra de R$ 120 milhões de reais.

Concluída a apuração de mais uma excelente rentabilidade anual, registramos nossos agradecimentos aos técnicos da Fundação, aos membros do Comitê de Investimentos e do Comitê de Imóveis, pelo assessoramento irrestrito prestados a Diretoria Executiva na condução dos processos de investimentos.

Clique no link abaixo para acessar o quadro demonstrativo das aplicações e rentabilidade das reservas dos participantes ativos e assistidos na modalidade de renda certa e percentual do saldo de conta dos planos de benefícios administrados pela Fusesc.

Retorno por tipo de aplicação – dezembro de 2009

Publicado em 06/01/2010
Gerência de Investimentos

Aposentados e pensionistas podem optar pela tributação regressiva

Aposentados e pensionistas dos planos Multifuturo I e Multifuturo II agora têm a possibilidade de alterar o regime de tributação de seus benefícios para a tabela regressiva do Imposto de Renda (IR). Essa mudança foi autorizada pela Receita Federal, conforme a Solução de Consulta COSIT nº 68, publicada em...

+ LEIA MAIS